EU E A MINHA CASA SERVIEREMOS AO SENHOR

No livro Josué, capítulo vinte e quatro e versículo quinze, na parte final do versículo, encontramos o título acima. Esse texto é bastante usado em reuniões com família. Mas, onde está escrito que Josué era casado? Onde podemos encontrar na bíblia quantos filhos tinha Josué? Alguém poderia citar o nome, de pelo menos um de seus filhos? Acredito que as perguntas acima, devem ficar sem respostas.

Josué, segundo a bíblia, foi um guerreiro, provavelmente o comandante do exército de Israel. Antes se chamava Oseas (Nm. 13: 8), mas tarde Moisés mudou o seu nome para Josué, (Nm. 13: 16). A única referencia que temos na bíblia sobre a família de Josué é que, ele era filho de Num e que era da tribo de Efraim. (Nm. 13: 8).

Naquele seriado que a rede Record apresentou, chamado de “OS DEZ MANDAMENTOS”, Num, era muito amiga de Arão, antes de Arão se tornar sacerdote; porém, ele Num, morreu quando sua esposa encontrava-se grávida de Oseas (Josué) e ela, sua esposa, morrera logo após o nascimento do filho. Sendo Josué criado pelo próprio Arão a quem chamava de pai. Muito embora a bíblia nada fale sobre isso, mas o autor da peça apresentou essa interessante informação!

No nosso entendimento, quando Josué diz: “Eu e minha casa serviremos ao senhor”, fica subentendido nas entre linhas, que Josué era casado e tinha filhos, pois naquela época, dificilmente, um líder, tão conceituado como Josué, seria solteiro. Por outro lado, Josué quando dizia: ”Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, não estava se referindo a uma casa de

morar, construída de pedra ou tijolos, dividida em salas, quartos e cozinha, onde se abrigava. Entendemos que o líder de Israel, estava se referindo à sua família, sua esposa, filhos e demais descendentes.

Nesse caso, surge mais uma pergunta: Por que a bíblia não diz como era o nome da esposa de Josué? Veja bem, no último versículo do Evangelho de João, diz que, Jesus fez muitas coisas mais em seu ministério, se fossem escrever, nem mundo inteiro poderia conter os livros que se escrevessem.

Agora, imaginemos nós, se fossem contar cada detalha das esposas dos líderes de Israel, onde poderia se colocar tantos livros? Quem sabe como se chamava a esposa de Eli e a de Samuel? E de muitos outros lideres citados na bíblia?

O que entendemos é que: “No fim de sua vida, quando se estava despedindo do povo, Josué declarou que ele e sua família iriam continuar fiéis a Deus (Josué 24: 15). Isso provavelmente significa que Josué casou e formou família. Como pai e chefe da família, ele teria o direito de falar pela família toda”.

Luís Gonçalves

Luís Gonçalves
Enviado por Luís Gonçalves em 17/12/2021
Reeditado em 18/12/2021
Código do texto: T7409674
Classificação de conteúdo: seguro