Festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José (Lc. 2,41-52)(26/12/21)

 

Caríssimos, no primeiro Domingo após o Natal do Senhor, a Igreja celebra a Festa da Sagrada Família, e percebemos claramente que Jesus, Maria e José, formam uma família simples com poucos recursos, pois, o menino nasce num estábulo e é posto em uma manjedoura. Todavia, isso nos mostra que a verdadeira riqueza não é material, pois esse menino é Deus e Senhor de tudo, mas quis nascer providencialmente como se nada possuísse.

 

Um outro dado que nos chama atenção é que Jesus nasce quase que no anonimato, exceto pelo fato dos pastores que cuidavam dos rebanhos, terem escutado dos anjos o anúncio do seu nascimento, os quais ficaram impressionados com a quantidade deles cantando melodias celestiais iluminados com a luz extraordinária que os envolvia, todavia, somente eles, depois de Maria e José, experimentaram tamanha alegria de serem os primeiros a conhecer pessoalmente o Salvador da humanidade como lhes foi anunciado.

 

Desse modo, compreendemos que o nosso viver cotidiano é composto de fatos ordinários e extraordinários; os primeiros vividos na penumbra da fé; os outros a partir das evidências que Deus nos dá da Sua Presença derramando as suas graças e bênçãos, mostrando que nos acompanha sempre com a sua Divina Providência; foi assim que no nascimento do menino Jesus se deram esses dois fatos percebidos pelos pastores que estavam vigilantes.

 

De certo, Deus age sempre em nossas almas quando vigilantes o escutamos; outrossim, também nos fala pelos acontecimentos que se dão, que são avisos claríssimos que nos alerta para conhecermos a sua santa vontade que consiste na nossa felicidade eterna, contanto que permaneçamos fiéis no seguimento do Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Portanto, caríssimos, a Sagrada Família nos ensina que somos filhos e filhas de Deus, e é assim que devemos viver todo o nosso tempo, mesmo que vivamos na penumbra da fé, pois, é no nosso ordinário que o extraordinário de Deus acontece nos conduzindo, por Sua Divina Providência, até chegarmos ao Seu Reino de amor, de justiça e de paz aonde a morte não mais existirá.

 

Destarte, sem dúvida alguma Deus quer que a família humana tenha na Sagrada Família o modelo perfeito a ser seguido, vivendo na sua presença os fatos ordinários que se tornam extraordinários à medida que o Senhor Jesus é o centro dela, bem como vimos anunciado pelos anjos aos pastores vigilantes: "este menino é o Salvador da humanidade."

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.