Homilia do 2°Dom do tempo comum (Jo 2,1-11)(16/01/22)

 

Caríssimos, mesmo sendo batizados e tendo recebido o dom do Espírito Santo, enfrentamos uma grande luta interior entre a vida carnal e o estado de graça recebido, porém, isso só ocorre porque fomos libertados por Cristo da escravidão do pecado e do poder do inimigos de nossas almas; desse modo, o Senhor nos concede as armas espirituais necessárias para vencermos todas as batalhas que travamos. 

 

São Paulo na primeira Carta aos Coríntios nos ensina que as tentações mesmo sendo constante não é superior às forças naturais e sobrenaturais que recebemos de Deus, nosso Pai celestial: "Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela." (1Cor 10,13).

 

De fato, quem vive em estado de graça experimenta a constante presença do Senhor Jesus em todas as lutas espirituais e vence todas elas por conta da sua proteção que nos vem das armas espirituais com as quais lutamos. São elas: a obediência à Sua Palavra, a vivência dos Santos Sacramentos da Santa Igreja, a vida de oração e a prática das virtudes eternas; pois estes são meios pelos quais nos mantemos em comunhão com o Senhor e entre nós.

 

O Evangelho de hoje narra o primeiro milagre de Jesus ocorrido nas bodas de Canaã por intercessão da Sua Mãe, Maria Santíssima. Chama-nos atenção o cuidado de nossa Senhora para com os noivos que a havia convidado para às suas bodas, como de igual modo haviam convidaram Jesus e seus discípulos. Ora, quando Maria deu conta que não havia mais vinho, logo intercedeu junto ao seu Filho amado em favor dos recém casados evitando com isso a decepção dos convivas e ainda proporcionou a realização do Seu primeiro milagre.

 

Portanto, caríssimos, esta liturgia nos conduz pela via da obediência da Santíssima Virgem Maria ao se Filho amado, que atendendo o seu pedido, realizou o milagre necessário que transformou a todos que ali estavam. Destarte, esse episódio nos mostra que a oração e a obediência transforma a água da nossa naturalidade em vinho novo que nos salva.

 

"Disse a Mãe de Jesus aos serventes: Fazei tudo o que ele disser! E Jesus ordenou que enchesse aquelas seis talhas com água, que foi transformada em vinho." 

 

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.