CREDE NO EVANGELHO E SIGA-ME"

Igreja Batista Shekhinah, 16 de janeiro de 2022, Itacoatiara-Am

Pr. Presidente Sostenes Passos

Preletor: Joanilson Mendes

Texto bíblico:

Marcos 1:14 E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do reino de Deus,

15 E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.

16 E, andando junto do mar da Galileia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17 E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. 18 E, deixando logo as suas redes, o seguiram. 19 E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes, 20 E logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os empregados, foram após ele.

Introdução:

O texto inicial revela claramente que a mensagem que Jesus anunciada na galileia é a mesma anunciada por João no deserto.

"Arrependei-vos." "O reino de Deus está proximo" "Creiam no evangelho"

De igual modo essa deve ser a mesma mensagem anunciada pela igreja de Deus até que ele venha.

1 O tempo está cumprido.

A) Jesus chama atenção para um tempo cronológico. Os profetas por séculos anunciaram a vinda do messias. Quando João apareceu pregando no deserto, parecia que a vinda do messias continuava distante. Talvez nem o mais crente, creu que o filho de Deus já estava entre eles, conforme o verso 15, esse tempo fora cumprido. João encerrava seu ministério. "É necessário que ele cresça e eu diminua". Jesus Cristo, o filho de Deus, não era mais uma promessa, sua vinda não estava por vir. Ele estava na cidade entre as pessoas. Anunciando o reino de Deus e os convidando: "Vem e segue-me".

B) de igual modo, Há um tempo determinado para se cumprir a volta de Jesus. Muitos estão desapercebidos. o tempo do nascimento, morte e ressurreição de Jesus, já se cumpriu e em breve um outro ciclo também se fechará. Estamos na contagem final. A volta de Cristo está próxima. O convite lançado pelo mestre não é só para o corpo ministerial, é para todo aquele que crer e deseja segui-lo.

2 "Creiam no evangelho"

do reino de Deus.

A) Em Jerusalém havia inúmeros doutores da lei. Porém eles não creram no evangelho. Rejeitaram p salvador. Por essa razão Jesus escolheu pessoas de hábitos comuns para compor o seu ministério. Antes de segui-lo, eles creram.

B) Eram pescadores com aspirações.

Em outros registros estão declarados que eles faziam parte de uma sociedade pesqueira, tinham funcionários e uma frota de embarcações.

Aqueles homens como todo profissional, almejavam prosperar no ramo da pesca. Para que eles fossem próspero era necessário trabalhar muito para obter implementos e embarcações melhores para que podesse pescar mais peixes. Certamente aqueles pescadores olhavam para o horizonte do lago e diziam: Quem me dera ir além. E Derrepente aparece Jesus na praia os chamando para ser participante de uma sociedade muito maior do que eles pensaram participar um dia. Eles continuariam sendo pescadores. Porém não de peixes, e sim de homens. Somente os que creem no reino de Deus, são capazes de abdigar de suas vontades e seguir o mestre.

3 Vinde após mim, eu os farei pescadores de homens.

A) Jesus é o líder; O próprio João advertiu que viria alguém maior do que ele. Ele é o cabeça; O evangelho a ser pregado é sobre Ele; A salvação vem dele; O caminho é ele. Os profetas não passaram na frente, os apóstolos não passaram na frente. Ele passa na frente.

B) Ao aceitar o chamado de Jesus, as redes, as aspirações foram deixadas para trás. Eles não cogitaram desistir da escolha feita. Pois tinham uma grande missão pra cumprir.

4 Pescadores de homens.

A) vos farei pescadores de homens.

A Galileia era uma região propicia para a atividade pesqueira e Jesus ao anunciar o reino de Deus naquela província correlacionou a atividade pesqueira a vocação de pregar o evangelho.

B) Aqueles homens eram especialistas em pescar. Tinham hábitos de sair e não ter horário para voltar. O mal tempo e o mar revolto não os faziam desistir da profissão. No decorrer do ofício aprenderam identificar cardumes ao longe. Tinham compromissos com suas famílias e com seus sócios. Levam o ofício a sério. Então Jesus os chamou porque conhecia o potencial de cada um.

5 conserte as redes.

A) E natural que durante a atividade pesqueira ocorram rupturas nas malhas de pesca. João e Tiago estavam consertando as redes quando receberam o convite do mestre.

B) Aqueles homens já tinham ouvido falar de Jesus, eram seguidores de João Batista. O termo consertando as redes nos tráz uma compreensão ampla sobre o propósito de Jesus para aqueles homens e também para a nossa geração. É como se Jesus estivesse dizendo: Assim como vocês precisam consertar as falhas nas redes, para que nenhum peixe se perca;

Consertem também a vida de vocês, sejam exemplos, não deixe a oportunidade passar, venham e seguem-me. Eu vos farei pescadores de homens.

Conclusão:

A) Àqueles homens ouviram o evangelho do reino de Deus, creram arrependeram-se, receberam um chamado e seguiram a Jesus.

B) Atualmnte o mesmo evangelho, o mesmo convite feito aos galileus, contínua sendo feito. E jesus contínua dizendo vem e segui-me, pois o reino de Deus Está