PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mc 3,20-21)(22/01/22)

 

Caríssimos, o Senhor Jesus veio a este mundo para nos ensinar com a própria vida como viver em conformidade com a Vontade do Pai. E desse modo, revela a nossa pertença a Ele, o nosso amor incondicional que nasce da total renúncia de si mesmo. De certo, essa missão é comprida a partir das virtudes que Dele recebemos, dentre elas a obediência que significa entrega total, confiança inabalável, perfeita comunhão de amor.

 

Todavia, nem sempre somos aceitos ou compreendidos na vivência desse propósito, como vimos no Evangelho de hoje em que os familiares do Senhor Jesus queriam lhe impor uma espécie de censura julgando-o como alguém que estava fora de si. De fato, quem não adere totalmente ao Senhor, ao seu modo de viver segundo a vontade do Pai, sofre a tentação de julga-lo e até ve-lo de um modo inverso ao seu.

 

Com efeito, a vinda do Senhor Jesus, nos leva à verdadeira prática da fé, ou seja, à perfeita comunhão com a vontade de Deus, nosso Pai celestial. O Profeta Isaías assim nos ensina a respeito de Jesus e sua missão: "Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião.

 

Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião; não desanimará, nem desfalecerá, até que tenha estabelecido a verdadeira religião sobre a terra, e até que as ilhas desejem seus ensinamentos." (Is 42,1-4).

 

De fato, a fé Católica que vivemos tem como fundamento os ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo, por isso, formamos a Sua Igreja, à qual enviou o Espírito Santo para governa-la a partir do Pentecostes, onde Maria Santíssima e os Apóstolos reunidos no Cenáculo em Jerusalém, o receberam e deram continuidade à obra da redenção, como Igreja viva, constituida Sacramento Universal da salvação.

 

Portanto, caríssimos, felizes de nós que recebemos o batismo que nos fez filhos e filhas de Deus no seio da Santa Igreja Católica. Ponhamos em prática a nossa missão de anunciarmos o Senhor Jesus Cristo, testemunhando a sua ressurreição com a nossa vida e com a sua Palavra sob a orientação do Santo Padre, os bispos e os padres em comunhão com ele.

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.