PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 21,1-14)(22/04/22)

 

Caríssimos, a vivência da fé nos ajuda a constatar a presença do Senhor Jesus nas coisas mais simples ou em nossas tarefas cotidianas, pois, é isso o que nos ensina são Paulo: "Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor." (Cl 3,23-24).

 

Na primeira leitura depois do milagre da cura instantânea do paralítico de nascença, são Pedro anuncia que esta se deu mediante a ação do Senhor Jesus ressuscitado que continua realizando por meio dos seus discípulos os sinais de que é o Messias enviado por Deus para a salvação do seu povo e de toda a humanidade. 

 

De fato, são Pedro faz esta afirmação destemidamente após ser preso e interrogado pelos anciãos do povo: "Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos — que este homem está curado, diante de vós. Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos." (At 4,10.12).

 

No Evangelho de hoje são João relata mais uma aparição de Jesus ressuscitado, desta feita às margens do lago de Tiberíades. São Pedro e os outros discípulos decidem pescar, mas depois de toda uma noite sem pescarem nada, retornam cansados às margens do lago onde encontram o Senhor Jesus, porém, sem perceber que era Ele, no entanto, ao ouvirem ordenar que lancem as redes à direita da barca, eles o fazem e pegam tamanha quantidade de peixes que quase as redes se rompem.

 

Portanto, caríssimos, por esse exemplo o Senhor Jesus nos ensina que está sempre conosco seja qual for a situação, basta ouvir a sua voz que fala no mais íntimo de nós que buscamos interagir com Ele pela oração e pela prática da Sua Palavra, e assim deixar que Ele realize em nós e por meio de nós o sinais da sua presença real neste mundo.

 

Destarte, essa interação que o Senhor Jesus fez com os Apóstolos, é a mesma que faz com todos os seus discípulos de todos os tempos no seio de sua Santa Igreja que atualiza, por meio dos Sacramentos e do anúncio de sua Palavra, a salvação da humanidade.

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.