Esclarecendo o Equívoco

Estava com os pés bastante inchados. Rosto pálido desfigurado. Chaminé ambulante em cacos. Pelo volume de bitucas no cinzeiro, era possível quantificar o quanto de cigarros de palha ela fumava diariamente. Estranhamente, seus pulmões estavam límpidos e transparentes.

Consultada pelo especialista pulmonar, disse resoluta que não consumia café. "Café não, doutor! Café não desce de forma alguma; e se não desce com leite, pior puro. Sinceramente, doutor, não tomo café antes de fumar meu pito".

Não demorou muitos dias e o marido deu entrada nos papéis para requerer a transferência da aposentadoria dela, para seu nome. No óbito assinado pelo médico que atendia na pequena cidade, citava que a Cirrose aguda foi a causadora da morte. O laudo, esclarecia ainda, que a doença ocasionava esquecimento e falha de memória.

- Esses médicos não entendem de medicina, doenças e anatomia humana. Ela nunca bebeu um centavo de álcool. Que os presentes saibam, nem água tomava. Como foi Cirrose aguda, a causa mortis? Se disserem que foi por causa do pito de palha, posso concordar, mas Cirrose? Não tirava a palha, o fósforo, o canivete, a pedra de amolar e o rolo de fumo das mãos.

- Gostava também de um cafezinho depois de pitá. Era danada no cafezinho. Era fumar e o cafezinho preto beirar. - se intrometeu outra pessoa.

- A medicina é tão falha, quanto minha memória; na realidade o ensino de hoje. No meu tempo, no extinto primeiro grau, tive aula prática de morte cefálica e coma, mas atualmente...! Será que nossa amiga morreu de morte cefálica, mesmo? - lamentou um terceiro participante.

- Em resposta aos dois, sim, compadres! Que o peso do fardo, o qual carregara em vida, lhe seja leve na morte. Finalizando as homenagens, durma em paz, nossa querida amiga

Tristonho e choroso, alguém discursou antes de chegar a primeira, de uma série, de pá de terra argilosa, de boa plasticidade, nos olhos vermelhos, feito duas bolas de fogo, da homenageada.

- Outra vizinha igual, sabe-se lá quando; pessoa admirável! - esse foi o suspiro, em forma de pensamento final, antes de fazerem o sinal da cruz e dizerem o adeus definitivo.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 22/02/2018
Reeditado em 22/02/2018
Código do texto: T6260850
Classificação de conteúdo: seguro