Questão de Entendimento Linguístico

Amigo Emílio

Indiferente à quantidade e a qualidade dos grãos, minha Égua interesseira trota léguas e mais léguas, basta mostrá-la a cuia.

Agora, ao ver chegar alguém em casa, corre para participar da conversa. Já cansei de falar pra ela que conversa de gente é uma coisa. Gente e equinos, outra coisa; e entre equinos, outra, totalmente diferente; mas não, é ouvir bater a porteira principal, dispara em debandada, relichando, resfolegando e batendo as patas. Muito estranho as atitudes dela.

Um dia desses de quarenta, um amigo de velhos tempos veio visitar-nos. Não deu outra, foi bater a porteira e ouvir o ronco de motor do carro, disparou.

Cumprimentamos-nos. Pedi que Ele tirasse a focinheira, como tratamos o objeto que os citadinos chamam de máscara, e nos abraçamos. É sempre revigorante rever pessoas que faz tempo que não vemos.

Enquanto papeávamos, a danada da Égua rondava os arredores, xeretando o que não lhe interessava.

Acompanhada de minha mulher, minha filha veio ao nosso encontro. Ao chegar, apresentei-lhes a eminente visita: "este é Emílio, amigo de papai de tempos idos. Ficará conosco por um tempo; longe da maldição que circula pelas cidades do mundo."

- muito prazer, Emílio!

Para quê: a égua soltou um coice no ar, bateu as patas contra as tábuas do curral, resfolegou e atirou para cima do indefeso homem. Minha cara corou, de tamanha vergonha.

Meu amigo Emílio ficou assustadíssimo. Expliquei para Ele, que Ela, a nossa Égua é diplomada pelo IUB (Instituto Universal Brasileiro) com pós em equoterapia comportamental em Baltimore; porém tem sérios problemas cognitivos de entendimentos linguísticos, o que Ele nada entendeu. Para não agravar ainda mais a situação, fomos para cozinha, continuar a prosa. Contudo, fomos acompanhados pela Égua até a porta principal da sala do imenso casarão piso de tábuas. Ela não entrou, porque não aprendeu subir escadas, senão...

Animais adestrados e inteligentes são formidáveis, mas às vezes excedem nas atitudes comportamentais. Provavelmente, essa experiência seja a primeira e a única; ainda mais quando se é graduado, mestrado, doutorado e pós doctor na Alemanha, a excelência intelectual queira ser Ministro da Educação, exonerando de vez o arado que alimenta-nos.

Através de minha Égua, estou aprendendo que não devemos dar títulos, poder e acessórios aos animais; aliás, agora consigo entender por que Deus não deu asas a cobra.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 05/07/2020
Reeditado em 05/07/2020
Código do texto: T6996752
Classificação de conteúdo: seguro