Monetário

E quando Lienletipy foi prometida em casamento à Marz, o pai dela, Kasian, estabeleceu como dote uma pedra "rai" de quase dois metros de diâmetro, pesando cerca de uma tonelada. A pedra estava situada, desde tempos imemoriais em frente ao salão comunitário da aldeia de Iyasu, onde a família da noiva residia. Contudo, numa quebra de tradição, Marz solicitou que a "rai" fosse transportada para a sua aldeia, onde iria residir com a noiva.

- A posse de uma "rai" não depende do local onde ela se encontra - argumentou Kasian.

- Justamente por isso gostaria que ela fosse levada para a minha aldeia - retrucou Marz.

Para não estender a discussão, Kasian concordou com o pedido do futuro genro. A pedra foi carregada por seis homens para um grande catamarã, já que a aldeia de Marz ficava do outro lado da ilha. Contudo, ao sair para o oceano aberto, a embarcação foi atingida por uma forte onda e virou. O "rai" afundou imediatamente, indo parar numa profundidade onde sua recuperação seria impossível. Desconsolados, os transportadores retornaram à Kasian com a má notícia. Este, contudo, não se abalou.

- Vocês sabem em que ponto a "rai" está?

- Sabemos - disse o chefe dos remadores.

- Pois então, vão até Marz e o levem até o local. Caso ele queira ver a sua posse, terá que mergulhar.

E assim procederam. Ao ouvir o relato, Marz achou por bem não duvidar da palavra do futuro sogro. O casamento foi celebrado e até hoje, a "rai" continua no mesmo lugar: no fundo do mar, coberta de algas. Por ter se tornado irremovível, passou a simbolizar um tipo de amor que resistirá, mesmo depois que todas as "rais" sobre a ilha de Yap houverem sido destruídas e convertidas em cascalho.

A "rai" de Lienletipy, certamente, vale muito mais do o que seu valor monetário intrínseco.

- [07-02-2018]