A broca

Tobias exibiu os slides que havia preparado com base nas fotos que Agnes fizera com uma microcâmera, no escritório do nosso alvo.

- O cofre, como podem ver, foi colocado junto à parede dos fundos, atrás da mesa do diretor. E este modelo específico possui uma placa de cobalto protegendo a alavanca de acionamento, de modo que mesmo perfurando o botão de combinação, teríamos que usar uma broca de diamante para abrir o buraco e várias furadeiras, pois talvez apenas uma não dê conta do serviço.

- Não podemos simplesmente tentar descobrir os números da combinação? - Indagou Lucas, o motorista do carro de fuga.

- Poderíamos, se tivéssemos tempo - explicou Tobias pacientemente. - Mas este cofre possui uma combinação de seis números. Se as opções mais óbvias, como a combinação de teste do fabricante, não funcionarem, teremos que perfurar a blindagem.

- E se perfurarmos direto na caixa de engrenagens? - Sugeriu Raul, o perito em explosivos.

- Esse cofre possui relocker, um dispositivo anti-furto que bloqueia o mecanismo de acionamento se a integridade da caixa de engrenagens for violada - retrucou Tobias. - Se tivermos mesmo que perfurar, minha sugestão é que façamos o furo pela lateral, não pela frente.

- Você é o especialista - ponderou Agnes, encerrando a discussão.

* * *

À luz de uma lanterna segura por Agnes, Tobias terminou de perfurar a lateral do cofre com uma broca longa. Depois, enfiou pelo buraco um boroscópio, um dispositivo com cabo de fibra ótica, para verificar a posição do pino de travamento. Finalmente, substituiu o boroscópio por uma haste de punção longa e afastou o pino. O cofre destravou-se com um estalido.

- Conseguimos! - Exultou Agnes.

Tobias removeu a punção e abriu a porta blindada com um movimento rápido. Agnes iluminou o interior com a lanterna.

- Não podemos levar isso! - Exclamou atônita.

Tobias inclinou-se para ver. Dentro do cofre, havia apenas uma bandeja com diamantes lapidados, do tamanho de uma noz.

- Onde estão os certificados? - Prosseguiu Agnes.

- O espertinho deve ter guardado em outro lugar... - ponderou Tobias. - Talvez num cofre em casa.

- Não podemos negociar pedras desse tamanho sem os certificados... - lamentou-se Agnes.

E fazendo um gesto com a lanterna para Tobias.

- Um à zero pra eles. Vamos voltar à prancheta de desenho.

- [15-02-2018]