REBELDE COM CAUSA

DA SÉRIE CONTOS CURTOS

CONTO NÚMERO 28

REBELDE COM CAUSA

Seu nascimento e primeiros anos de vida já mostravam pra que veio.Terceiro de uma prole de três, fugiu do convencional numa família de apego a regras tradicionais de comportamento. Os pais, dedicados e amorosos, cumpriam com o ritual de criação herdados pelos avós maternos, também ligados a valores tradicionais de família, sociedade e trabalho.

Vandré revelava, desde tenra idade, seu espírito independente, inovador e audaz. Num certo episódio, ainda criança, seus pais ordenaram para que fosse dormir, pois já se fazia muito tarde da noite. Ele, sempre incisivo, respondeu: - não quero dormir. Os pais, condolentes, reagiram: tá certo meu filho, pois só vá dormir quando você quiser. Ele, imediatamente retrucou: até mesmo quando eu quiser, não vou.

Tio Mardõnio, que morava numa cidade próxima, ficou todo orgulhoso ao ser convidado para ser padrinho do caçula rebelde, apesar de não professar a religião católica desde a juventude, inclusive se aborrecendo com a burocracia da igreja de Roma que exigia a sua presença em curso específico para este sacramento. Mesmo contrariado, cumpriu com a exigência, afinal, o que ele queria era comemorar, como bom cervejeiro que era e é.

O tempo ratificou o espírito rebelde, aventureiro e humanista de Vandré. Ainda muito jovem viajou para países sul americanos como o Chile e o Peru, participou de organização humanitária, iniciou o curso de arquitetura, o qual posteriormente questionou, consolidou sua personalidade forte e carismática na família e amigos e, coincidência ou não, também assumiu posicionamento areligioso, tal qual seu tio padrinho.

Hoje seu tio, com toda contradição advinda de um panteísta, fala alto e em bom tom, novamente orgulhoso: ele é mais do que meu sobrinho... é meu afilhado e amigo.

Marco Antônio Abreu Florentino

https://youtu.be/2W25veMClcU

(Wish You Were Here - Pink Floyd)