Alterações do sono

O Sr. F, pouco mais de 45 anos de idade, chegou ao meu consultório queixando-se de estar sentindo-se cansado e sonolento durante o dia. Tive que avisar-lhe que distúrbios do sono não eram minha especialidade, até por exigirem, muitas vezes, equipamentos complexos para detecção de problemas metabólicos. Mas ele me disse que viera por indicação do seu amigo, J., a quem eu tratara alguns anos antes.

- Sim, estou lembrado de J. - declarei. - Imagino que tenha se submetido a um checape antes de me procurar.

Ele confirmou, e disse que nenhuma anormalidade fora detectada.

- Neste caso, vamos fazer uma experiência - sugeri. - Eu recomendo que durma uma hora antes do normal, ouvindo um arquivo de áudio que vou lhe indicar, no seu aplicativo de música do celular.

Transferi o arquivo de áudio para o celular de F. e recomendei-lhe que voltasse ao consultório em uma semana. E ele assim o fez.

- E como se sente agora? - Indaguei.

O Sr. F relatou que começara a dormir muito melhor depois que passou a ouvir o áudio. Só não entendia como um arquivo contendo meia hora do que parecia ser estática, podia fazê-lo dormir melhor.

- E não faz - retruquei. - O áudio é apenas um placebo. O que deu certo foi o fato de que, agora, você está deitando-se uma hora mais cedo.

Simples assim.

- [08-07-2018]