Sociologia não Arquitetada

"Discurso de pequeno burguês falido que não conhece os grandes centros do país, cito São Paulo, o qual o que mais se vê é lixo de gente e gente do lixo saindo de gatinhas debaixo de cabanas armadas nas calçadas. De um lado e de outro, a vizinhança se alastra por longas avenidas. A nova arquitetura possui duplo alinhamento predial; e o terreiro onde as crianças brincam possui semáforos: quando verde para o trânsito, elas correm para dentro de casa. Ao dar o vermelho, saem novamente. Adoram brincar de pular corda e jogar amarelinha; por sinal aprenderam com o sinal laranja.

Algumas delas, as maiorzinhas dizem que quando crescerem serão taxistas para sair costurando no meio dos carros. São tão aficcionadas pela poluição que saem dos escapamentos, pelo movimento intenso e ruídos, que brincam de trânsito com pedrinhas dentro das cabanas: "bibi; fonfon; sai da frente se não passo por cima". E colidem as pedrinhas uma na outra com tamanha violência, que chega sair faísca. Em seguida, sorriem: "eu ganhei, eu ganhei, sou mais forte". Zombam.

Não fale tolices, claro que não, entre as teorias e a prática, a realidade é outra; e por vezes, nada das teorias se aplicam! Em que ano e qual faculdade fizestes o doutorado? Tá explicado. Contra fatos, não há argumentos. Muito ajuda quem se cala diante do que não tem certeza; ou ouviu falar por boca de terceiros.

Crianças quando novas não reconhecem, ou melhor confundem as cores, motivo da cor laranja ter inspirado-as na criação do jogo de amarelinha. Bom, seja como for, paremos com esse papo de aranha e desperte-se do onirismo porque você já pode e deve sonhar com ano velho; ou se queira, vida velha. Se nada de isto o satisfaz, devolva os diplomas para as faculdades; seria mais honesto de sua parte". - aconselhou, um senhor que aparentava mais idade.

Referia-se ao dia 2 de janeiro. De qual ano, não foi possível ouvir. E seguiram até o fim do percurso sem trocar um pio; aliás mal se ouvia a respiração de ambos. Rubro feito brasa, pela feição do doutor, tudo indicava que não gostou do que ouvira.

Série pequeno conto que conta grandes lições

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 03/01/2019
Reeditado em 03/01/2019
Código do texto: T6541551
Classificação de conteúdo: seguro