Calculando

O início da tarde mais parecia noite, tal a quantidade de nuvens negras. Tudo indicava que a tempestade começaria a qualquer momento. A forte ventania e os relâmpagos que já riscavam o céu eram a prova disso, calculou Jandira.
Começou rapidamente a fechar todas as janelas da casa grande e, de uma delas, avistou lá fora no meio do pátio, amarrado ao tronco, o escravo fujão Dionísio ― o amor da sua vida.
Correu a falar com Ágata, sua ama, calculando que ela intercederia por ele, pois se o mesmo ficasse ali, morreria na certa.
Teve como resposta: “Não vou atendê-la. Meu marido viajou e não posso desautorizar o capataz. Calcule o que ele diria.”
Logo teve início a violenta tempestade.
Jandira, desesperada e sem nada poder fazer, rezava para que o tempo se acalmasse.
No final da tarde, Oduvaldo, o amor de Ágata, chegando de viagem, avistou ao longe o seu escravo mais valioso preso ao tronco e deduziu: “Ele deve ter fugido de novo, por isso está preso”. Correu para tirá-lo de lá, calculando que se um raio atingisse o escravo, teria um enorme prejuízo.
Como ele estava amarrado fortemente, Oduvaldo teve dificuldade em soltá-lo. E no desespero, não calculou que também poderia ser atingido.
Da janela onde a chuva batia forte e dificultava a visão, Jandira e Ágata se esforçavam para assistir a cena desesperadora, calculando como tudo acabaria.
Não demorou e elas logo viram quando os dois foram atingidos por um raio fatal...
Fernando Antonio Pereira
Enviado por Fernando Antonio Pereira em 15/11/2019
Reeditado em 16/11/2019
Código do texto: T6795415
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.