Os cortes de casimira

Brasil Accioly foi um homem especial. Amado na cidade, promotor de eventos, criou clubes esportivos, e de recreação. Queria ser médico, o que não colocou em prática, porque precisava trabalhar para cuidar da herança do pai, Pedro Accioly, o que fazia, junto com os irmãos, sendo Brasil e Petrônio, o braço direito um do outro.

Havia os Jogos Abertos do Interior, e muitas das vezes, os encontros poderiam ser em Ribeirão Preto. Já casado com Mariinha, bem mais nova que ele, iam e levavam as filhas, Tereza e Venância. Para ter com quem jogar Xadrez, esporte que adorava, criou o Clube de Xadrez de ventania, ensinando aqueles que se tornaram grandes jogadores, e campeões, no Jogos Abertos do Interior. Chegavam a jogar em Sanros e São Vicente.

Pedro Accioly morreu antes do casamento de Brasil e Mariinha. Eram noivos. Pedro com um câncer na boca, pegou um revolver, colocando-o na gaveta do criado mudo, com o conhecimento e consentimento de toda a família. Avisou que viveria enquanto cuidar pudesse de si mesmo.

Petronio conheceu Celeste, filha de portugueses, jovem de extrema beleza, e quis se casar com ela. o pai, Pedro, lhe disse: Vai, meu filho, se case e viaje, vai passar a lua de mel em Santos e São Vicente, que eran, naquele tempo, as