Quebra do Pote

Ao saber que o teste de gravidez havia dado positivo, a adolescente Neleus de 13 anos, descobriu que entendeu errado a expressão "Quebra do pote", usada pelo professor de gramática para explicar o que é metáfora; figura de estilo bastante usada pelos poetas para reverenciar as estrelas em dias de céu azul anil.

Copiado das fantasias de Neleus, os pais dela iniciaram a montagem de uma casinha de pau a pique para que a filha brinque a sós com a boneca encomendada, à cegonha. Como pacientes e zelosos educadores, alertaram-lhe que durante o período de 40 dias destinados ao resguardo, ela não deve de maneira alguma, buscar água na fonte. Carinhosos e sorridentes, disseram durante o jantar: "um dos motivos para você não ir à fonte durante a quarentena, é o bicho papão de unhas felpudas e olhos revoltos nas órbitas oculares, que se esconde atrás da moita de capim meloso, Nele". - e tocados pelo vento que lambeu todos os ambientes da casa naquele instante, os três sorriram, o sorriso plastificado pela ingenuamente.

Se serão atendidos, isso são outros quinhentos; afinal, Neleus tem sérios problemas de entendimento de sinais gráficos e subjetividades textuais. Para o bem da verdade, nunca foi afeita às coisas da gramática do idioma pátrio. Números também não domina e nem faz questão de dominá-los. Também puderas, naquele tempo, tanto os pais quanto a escola não se preocupavam em saber o significado e tratamento para a dislexia.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 13/03/2018
Reeditado em 13/03/2018
Código do texto: T6278293
Classificação de conteúdo: seguro