Velho é 1 lugar que Desconheço

Cheguei ao povoado Sao José dos Jumentos de alpercatas desgastadas, quase sem solado, descabelado esvoaçados, barba por fazer, com um capanga de pano á tira-colo e arrastando uma cruz, todo mundo me reparava dos pés á cabeça. Passando em frente a única botega, indaguei o bodegueiro: Por favor, onde encontro um posto Ipiranga, por aqui".

- nao temos, mas vendo gasolina por litro em casa.

- Nao, quero limpar a garganta chamando uma tralagada no peito, jogar o resto no pé do balcao para o santo padroeiro do condado e pulverizar os pulmoes, pitando cigarro de palha.

Como estava com fome, entrei para comer alguma cousa. Feita a vistoria do que dispunha o pequeno comércio daquele senhor amável bigodudo, direcionei ao que interessa-me. Ouvi dele: "sinto dizer que o pao de queijo é amanhecido.

- nao entendi. Como assim? Todo mundo é amanhecido.

- sendo mais claro doutor, o pao de queijo é de ontem.

- sem problema amante das Coisas corretas. Velho é faltar com honestidade. Tenho mais de 152 anos, muitos meses e algumas horas de nascido e considero-me novinho em folha. Tudo na vida Bodegueiro, sao fantasias, vaidades, agrotóxicos e manias de nossos irmaos, humanos; até o alimento. A saúde nos foi dada gratuitanente, porém a felucidade só será alcançada mediante pagamento das taxas, onus e compulsórios que incidem sobre ela, soberano Senhor!

- Sou um humilde homem e nada entendo de filosofia poética, andante que imagino vir de longe! - exclamou o bodegueiro. Abriu um sorriso falho pelos poucos dentes na boca; e os que sobraram-lhe, estavam rotos e amarelados pelo acúmulo de tártaro.

Depois de saciar minha sede, despedi daquele simpático senhor e caminhei. Havia caminhado um terço daquela estrada inóspita, se muito; e a noite chegava agalopada. Doida que só. Minha companheira lua terminara seus ciclos e nova, novamente, teria que esperar um bocado de dias. Nos encontraríamos em outros territórios. Certo disto, parti.

Série pequeno Conto que conta enormes, grandes liçoes.

" O que vale na vida nao é o ponto de partida e sim o início da caminhada. Caminhando e semeando, no fim quem sabe, terás o que colher". Cora Coralina

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 01/12/2018
Reeditado em 01/12/2018
Código do texto: T6516312
Classificação de conteúdo: seguro