Chifres Chinfrins

Mamãe Vaca ganhou um bebe faz uns dias. Embora ainda não tenha sido batizado, seu nome é José Bezerra; mas já foi consagrado pelos amigos e familiares de cornos retos e curvos, como Zerrinho.

Notando suas 4 perninhas pruminhas, bem durinhas, berrou levinho em sua orelhinha: "ocê tá lindo; tão lindinho que posso começar com as lições bovinas".

- qual será a primela mamãe?

- tirarei ocê da bolsa tira-colo e iremos dar uma volta no pasto. Sem a dependência de escoras, aprenderemos caminhar com as próprias pernas; ou melhor, com as próprias patas.

- Ah, não. Ué, a senhola caminha como? Com as mãos? E a mamadela?

- Caminho com as patas que tenho. Fique tranquilo! Não apoquente-se. Passarei talquinho no bumbum, trocarei os cueiros, colocarei gravatinha e tudo mais, e iremos. Durma bem, relaxe que amanhã é outro dia.

- Ahhhh...

No dia seguinte, assim que o Galo cantou 5h da matina, despertou o relógio, que fez levantar os bichos. Mamãe Vaca sacolejou Zerrinho, que dormia pesado, feito pedra.

- o que foi? Tá esculo...

- levante, aprume bem o corpo em cima das pernas, lave a cara e escove os dentinhos. O dia iniciou faz tempo e em relação a ele, estamos atrasados.

- ahhh, não!

- ahh, sim. Foi o que combinamos ontem.

Mamãe Vaca deu continuidade aos preparativos para a núpcia vivencial de Zerrinho. Tudo pronto, partiram.

- mamãe, como estou me saindo?

- Bem, muito bem Zerrinho.

- Por ser a primela lição, tenho que saber mais alguma cosa, mamãe?

- Sim. Nas trilhas e carreiros, arregale bem os olhos, preste atenção e veja aonde pisa. Nem todo perigo é como a serpente cascavel, que dá sinal com o chocalho. Ao contrário, na maioria das vezes o inimigo é silencioso.

- Ahhh, não...

- Deveria ter dito antes, esqueci. Diferente de ocê que num tem cornos, é muita coisa na minha cabeça.

- Ahhh, não...

- Os chifres podem ser chinfrins, mas eles intimidarão as presas, portanto são utilíssimos e será sua defesa. Agora, vamos voltar, preciso trocar ocê.

- voltar pra sombra e colinho de mamãe?! Adolei...; tô com as perninhas bambas. Com a linguinha pla fola. E por favor, mamãe, resolva as outras pendências que estão acumuladas em sua cabeça, e esqueça a segunda lição. A tercela, a quarta, a...

- Nada disto. O bovino preguiçoso inicia no confinamento em curral; ficam gordos, adiposos e são levados para o abatedouro.

- ahhh, clalo que não! A senhola num tem um futulo melhor pla mim? Quelo ser um galote pomposo; vigoloso galote.

- então, antes dos maus vícios oriundos da preguiça, aprende sê-lo. Procure observar a postura dos touros bravios, viris; se quiser ser um deles.

- ahhh, não. Muito trabalo...; prefilo continuar assim: Zelinho!

- vamos! Use o que Deus te deu; e caminhe sobre as 4 patas em direção ao curral. Tão novinho e tão preguiçoso!!

- ahhh, pala! Tô cansado...

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 20/06/2020
Reeditado em 20/06/2020
Código do texto: T6982677
Classificação de conteúdo: seguro