Rosca de natal


Domingo...uma semana para o Natal, meio da manhã, nada de especial para fazer depois de uma noite muito gostosa a dois...

-Que tal experimentarmos aquela receita do jornal?, perguntou ele todo dengoso, querendo ouvir um sim...
-Vamos lá, eu disse...afinal precisamos testar a rosca pro Natal...

Mãos a massa então!...

Enquanto ele preparava a massa, eu preparava o recheio...

Ele, de um lado da grande mesa e eu do outro...a todo instante troca de olhares, lembranças de horas atrás de aconchego...
vontade dum chamego...então colocamos no preparo toda nossa expressão de amor e ternura (para não dizer tesão)...

Ele... dividindo a atenção entre a massa e eu...com a mão na massa mas querendo eu...fazia assim:

Misturava o fermento, o açúcar e o leite morno, acrescentava a farinha de trigo, o creme de leite, o ovo, a manteiga e ia misturando,
sovando até ir formando uma massa homogênea, cobriu-a e deixou para crescer até dobrar de volume...

Eu...prestando bastante atenção à faca em minha mão dividia entre umas piscadinhas e umas cortadinhas rapidinhas...fazia assim:

Picava com cuidado e bem picadinhas, as nozes, as castanhas do pará e as amêndoas, ate dar a medida exata, uma xícara de chá...
aproveitei e separei um bocado de uvas passas e piquei o chocolate meio amargo bem fininho, deixando quase um pó...

Enquanto a massa crescia, ele, charmoso, deu volta na mesa, se encantou em mim e começaram os beijinhos no pescoço...depois...
mais e mais beijinhos e abraços...num gostoso sabor de quero mais, quase não consegui terminar de picar o chocolate...
...demos um tempo...

Ele, voltou à massa, dividiu em duas partes, abriu cada uma com cuidado...

Eu, cuidadosamente derramei na massa os ingredientes do recheio espalhando uniformemente..

Ele, passou o rolo por cima, delicadamente para que firmasse o recheio, enrolou-as como dois rocamboles e fez uma trança...

Enquanto isso untei com manteiga e farinha uma forma redonda com buraco no meio...

Ele, carinhosamente colocou a rosca já em forma de anel na assadeira e eu pincelei com gema para que desse o tom depois de assada...

Juntos, levamos ao forno pré aquecido a 180 graus e aguardamos num gostoso bate papo a rosca ficar no ponto...

Retiramos do forno mais ou menos meia hora depois...colocamos o chocolate polvilhando por cima da rosca e jogamos com cuidado um bocado da mistura de nozes, amêndoas
e castanha do pará bem trituradinha por cima...

Levamos de volta ao forno, já desligado, só para que o chocolate derretesse...

Depois que estava quase fria, desenformamos a rosca...colocamos sobre a mesa e deixamos para saborear mais tarde depois do merecido amor!

Aqui vai a receita...

Massa:
2 tabletes de fermento biológico
1/2 xícara (chá) de açucar
1/2 xícara (chá) de leite morno
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
1 ovo
100 gramas de manteiga
2 xícaras (chá) de amêndoas, nozes e castanha do pará e
1/2 xícara (chá) de uva passa
1 gema para pincelar

Cobertura:
1 tablete (200 gramas) de chocolate meio amargo picadinho
1 xícara (chá) de amêndoas, nozes e castanha do para picadinhas

Modo de fazer:
bem..este já está explicadinho lá em cima...é só observar!

Mais tarde...
Um sol lindo de final de tarde, sentamos e nos deliciamos com um bom pedaço de rosca...
mais que aprovado...dos deuses!
...seria feita para a ceia de Natal...

Voltamos ao sofá e abraçadinhos curtimos um bom filme...

...entre sorrisos...beijinhos...e abraços...deixo entrelaçado minha gostosa experiência e a receitinha para o Natal
com direito a fotografia...
(não poderia deixar de compartilhar com vocês só a receita, mas também que seus olhos
sentissem a gostosura do momento...).

Jataí.Go
18.12.06