RP - EXÍLIO - PARTE 12

EXÍLIO

PARTE 12

Linda se senta ao lado de Wagner.

- Preocupado com seus irmãos, não é?

- Com tudo. De repente, as coisas tomaram um rumo tão confuso que eu fico sem saber o que pensar. E é engraçado... eu sinto vontade de falar com o vovô STAR... pra saber o que ele pensa disso tudo. Queria ouvir o som da voz dele, ouvir um conselho dele, mesmo sabendo que ele acusaria meu irmão...

- Ele sabia que o bebê da Mônica era do seu irmão...

- Sabia!?

- Sabia.

- Então você também sabia.

Ela confirma balançando a cabeça.

- E por que não me disse nada? Você viu meu desespero.

- Era um segredo do Cláudio. Nós não quisemos interferir numa coisa tão séria.

- E o que ele pensava a respeito?

- Ele achava que era a história do seu pai se repetindo. Que Cláudio era o Leonardo jovem.

- Não é... Não tem nem comparação. Pelo que eu entendi da história do meu pai, ele era um playboy a procura de aventura fácil e o Cláudio não é assim. Você o conheceu e sabe que eu tenho razão.

- Mr. Russel só pesquisou você e na sua história apareceu Mônica que estava envolvida com seu irmão sentimentalmente e ele era casado. Ele tirou suas conclusões e partiu desse fato. Ele pensava que seu irmão estava errado como seu pai estava, até mais, porque já era casado quando se envolveu com ela.

- Bem, isso é o que todo mundo acha. Realmente não é certo, mas existe um “antes”. O Cláudio não fez o que fez porque se cansou de ser um cara correto, ele teve seus motivos.

Ele faz uma pausa e decidido diz:

- Errado ou não, eu estou com ele até o fim. E quer saber, já devia ter feito isso há muito tempo.

Linda sorri.

- Você não suporta mesmo sua cunhada, não é?

- Nunca consegui engolir a Tânia. Ela está entalada na minha garganta desde que eles começaram a sair juntos.

- Eu sinto pena dela.

- Também pudera, você tem o coração do tamanho do mundo. E pra começar, não sabe quem é ela.

- Mas me imagino no lugar dela. Ela também deve ter tido motivos pra agir como agiu. E deve ter sofrido muito mais do que ele. Os homens não conseguem se colocar no lugar de uma mulher apaixonada e sentir o mesmo que ela sente. Pra eles isso é impossível. Vocês têm o coração em outro lugar.

- Não, não vem com essa de discurso feminista pra cima de mim, não. Ela podia ter evitado muito sofrimento, se tivesse dado o desquite pra ele, quando ele pediu. O Cláudio tentou evitar esse perrengue todo muito tempo antes de ele acontecer. Ela é que não quis.

Linda sorri e balança a cabeça.

- Lá vem você com aquela cara de: “Eu sei mais do que ele. O coitadinho não sabe de nada”.

Wagner imita os trejeitos de uma mulher falando e Linda ri.

- Não é questão de saber mais ou menos. O amor faz coisas incríveis, Wagner. Não há explicações lógicas. Ele é capaz até de enlouquecer uma pessoa, se ela não souber lidar com ele. Foi o caso da sua cunhada.

- Você fala como se fosse uma “expert” no amor. Dizem que vocês são mais inteligentes e amadurecem primeiro que a gente. Dezenove anos dá pra ter tanta experiência?

- Para um homem não, mas uma mulher aprende quase tudo sobre o amor, quando ama pela primeira vez.

- Ah, é? Então os homens não amam?

- Amam, mas não como as mulheres. Vocês são mais... desligados, porque têm mais chances de testar o amor. Vocês não fazem muita questão de encontrar a pessoa amada.

- Você está falando de sexo. Sexo não tem nada a ver com o amor.

- É disso que eu estou falando. Vocês têm bem mais facilidade de encontrar o sexo, e encontrar o amor fica em segundo plano. Pra nós, o sexo tem que vir depois do amor ou com ele.

- Sei... Próxima lição?

Linda ri.

- Não falo mais.

- Não, não para, eu gostei! Se você for perguntar pras garotas da turma sobre isso, nenhuma sabe responder.

- Elas sabem sim. Vocês é que nunca pararam pra conversar com elas sobre o assunto. Nunca pararam pra dizer uma frase romântica. Vocês se surpreenderiam se fizessem isso.

- O que ia ter era uma semana de gozação, isso sim.

- Você acredita no amor de Romeu e Julieta?

Wagner ri e se deita no feno, apoiando a cabeça no braço.

- Eu vi o filme, serve?

- Fala sério, Wagner.

- Eu achei bonito, mas... é como você disse... O homem de hoje tem chances demais de ter quantas mulheres quiser e, já pensou se ele fosse parar pra dizer frases românticas pra cada uma delas? Ia esgotar o estoque. Na minha turma são todos namorados de escola. A Sandra é apaixonada pelo Beto desde o quarto ano primário e ele por ela. Se não der em casamento, não digo nada. O Guto e a Dina desde a sexta série. O Leo e a Laura namoram três meses, separam dois e fica nesse chove não molha. Ele é muito “galinha”. Acho que ele não diz nem bom dia pra coitada da Laura, imagine frase romântica...

- E você...? - ela pergunta com um sorriso maroto.

- Eu namoro platonicamente desde os quinze anos com uma garota de São Paulo e a secretária dela aqui é a Janete, ele diz, rindo.

- Que horror! É o cúmulo do machismo. Você não sente nem pena delas? Principalmente da Janete?

RETORNO AO PARAÍSO – EXÍLIO

PARTE 12

OBRIGADA E BOM DIA!

DEUS ABENÇOE A NÓS TODOS!

Velucy
Enviado por Velucy em 18/04/2018
Reeditado em 05/11/2020
Código do texto: T6311826
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.