RP - EXÍLIO - PARTE 13

EXÍLIO

PARTE 13

- Eu namoro platonicamente desde os quinze anos com uma garota de São Paulo e a secretária dela aqui é a Janete, Wagner diz, rindo.

- Que horror! É o cúmulo do machismo. Você não sente nem pena delas? Principalmente da Janete?

- Que tem a Janete? – ele desconversa.

- Ela é apaixonada por você desde quando?

- A Janete não é apaixonada por mim... O negócio dela comigo é outro.

- Tem certeza? Acho que você se acostumou tanto em tê-la do seu lado que nem consegue ver nenhum sentimento maior vindo dela. Isso é machismo puro e simples.

- É pra você ver. A turma toda se dá bem, se entrosa, mas... todo mundo se conhece desde pequeno e acho que amor, amor... esse amor de Romeu e Julieta tem que ter um certo mistério no meio... Tem que ter alguma coisa na pessoa amada que a gente não conhece e tenta descobrir e, hoje em dia, o pessoal não tem nem paciência pra resolver os exercícios que leva da escola pra casa, imagine descobrir mistérios. Vai tudo na base do “quer, quer, não quer...”.

- É por isso que tem tanto casamento dando errado por aí.

- Só é. Casamento que dura muito é aqui no interior, desse pessoal mais velho. Há pelo menos algum respeito entre os dois. Mas respeito não é amor...

- É sim. Quando você respeita, você, de certa forma, ama a pessoa também.

- Pode ser... Meu pai e a Magda têm muito isso. Eles têm... uma cumplicidade entre eles que eu adoro assistir. Até quando raramente eles brigam, eles não ficam com raiva um do outro. Eles só se afastam, parece que pensam no assunto, sozinhos, um pra cada lado e depois voltam a conversar e... tudo fica bem de novo. Esse tipo de amor é muito raro de se ver.

- Isso é muito desanimador, ela diz com um suspiro.

- Mas, apesar de tudo, eu ainda acredito que existam amores sérios, pra valer. São raros, como eu disse, mas existem. Eu mesmo conheço alguns.

- Quais?

- Ah, o... do Lopes e a Carolina... dos pais do Guto... do meu irmão com a Mônica... Eu acredito que eles se amem de verdade e isso é muito legal. Não é um amor... fútil, baseado em sexo... É um amor tranquilo. Pelo pouco tempo que eu sei que eles se amam... e depois que falei com os dois separados sobre isso, a gente sente que eles se preocupam um com o outro. Querem a felicidade um do outro. Não querem prejudicar ninguém por causa disso. Só querem ficar juntos. E esse tipo de amor dá muito problema. Nem todo mundo entende...

- No caso deles há outras implicações. Não é tão simples assim...

- É... Tem razão... Ponto pra você de novo.

Wagner fica pensativo e, por um momento, fica triste, pensando no irmão.

- Onde será que ele está agora...?

- Deve estar bem.

- E você, está? Por um momento, eu até me esqueci de você.

- Que tem eu?

- Você ainda não está legal como eu quero. Eu me lembro da primeira vez que eu te vi. Você tinha um brilho bonito nos olhos que me deixou até meio bobo.

Ela acena com a cabeça, confirmando, e sorri.

- Então, é aquele brilho que eu quero ver novamente.

- Eu estou melhor do que você pensa.

- Sério? Já conseguiu esquecer o Capitão Marvel?

- Cada vez que você menciona o Teo, você o trata por um apelido diferente.

- Não desconversa. Esqueceu?

- Essas coisas não acontecem de uma hora pra outra, Wagner, mas eu estou me esforçando.

- Fico muito feliz por você.

Wagner se senta envolvendo os joelhos com os braços.

- Eu queria que meu irmão ligasse pra cá pra dar notícias. Eu tenho uma leve impressão de que minha irmã está com ele...

- Por que você acha isso?

- O sumiço dela foi muito estranho. Coincidiu com a saída dele da fazenda.

- Mas seu irmão saiu da casa do Salomão com o seu carro.

- Justamente, lembra que eu o deixei na frente de casa e a Diana depois veio até a cocheira com o Cláudio, brigou com ele, quando ele contou porque ia embora, e saiu daqui muito nervosa. A Diana é apaixonada pelo Cláudio. Ela não fica cinco minutos zangada com ele. Não sei... Alguma coisa me diz que ela se arrependeu do que disse... e quando soube que o irmão ia embora...

Ele se levanta e dá alguns passos pelo armazém, pensando. Gart aparece na porta do armazém e, ao vê-lo, avisa:

- Wagner, telefone. É seu irmão.

- O Cláudio?

- É. Seu pai saiu com sua mãe e a Elis. O Ivan não está na casa. Só está a Matilde. Eu achei que você tinha que atender.

O rapaz sai correndo para a casa.

RETORNO AO PARAÍSO – EXÍLIO

PARTE 13

OBRIGADA E BOM DIA!

DEUS ABENÇOE A NÓS TODOS!

Velucy
Enviado por Velucy em 18/04/2018
Reeditado em 05/11/2020
Código do texto: T6311829
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.