RP - EXPEDIÇÃO BANDEIRANTES - PARTE 15

EXPEDIÇÃO BANDEIRANTES

PARTE 15

Linda entende o que Diana está sentindo e atende seu pedido. Gart está do lado de fora da casa, encostado no carro.

- Você não quer tomar café? Está uma delícia! - Linda pergunta a ele. – Se quiser, eu trago pra você...

Ele apenas balança a cabeça negando.

- Está tudo bem, Gart?

- Está...

Ela resolve não insistir e se volta para Diana que ainda não soltou sua mão.

- Você também tem medo dele? - a menina pergunta a Gart.

- De quem? - ele pergunta, sorrindo.

- Do Salomão. Você nem entrou.

Gart e Linda sorriem um para o outro.

- Já tem muita gente lá dentro e a casa... é bem pequena... Mas não, não tenho medo dele. Você tem?

- Ele é tão esquisito... Eu não gosto de vir aqui. O Wagner também não gosta. Lá em casa, só o Cláudio não tem medo dele.

- Mas não há motivo, diz Linda. – Ele é um velho comum, como qualquer outro.

- Pra mim, não é. Meu avô não tem aquela barba comprida, aquele cabelo desarrumado. E não olha pra gente daquele jeito, como se quisesse... enxergar a gente por dentro. Parece que quer engolir a gente com os olhos. Você não percebeu?

- Não. Eu acho que ele é assim porque vive sozinho aqui. Não tem com quem conversar. Uma pessoa solitária como ele fica esquisita mesmo.

- O Cláudio disse a mesma coisa... mas, mesmo assim, eu ainda tenho medo dele.

Gart olha para a estrada e diz:

- Eles vêm vindo. É melhor chamar o Wagner.

Diana corre até a casa e vai chamar o irmão. Mônica e Wagner se levantam. Ela se aproxima de Salomão.

- Muito obrigada por ter me deixado ficar aqui na sua casa, ela diz segurando sua mão. - Você me ajudou muito. Nunca vou esquecer disso.

O velho esboça um leve sorriso e olha para ela docemente, com seus olhos profundos. Mônica o beija no rosto e o abraça forte. Ele segura sua mão e diz:

- Eu quero lhe dar uma coisa...

Vai até a cama e pega o livro debaixo do travesseiro. Volta-se para perto dela e o coloca em suas mãos.

- Leva com você. Eu já conheço a estória de cor. Não preciso mais dele.

- Mas... e a foto? Você nem tirou de dentro. Não vai querer mais?

- Fique com ela. É de vocês agora...

- De nós? Nós quem?

- Sua e do filho do Leonardo.

- Minha e do Wagner...?

- Sua... e do Cláudio...

- Minha e do Cláudio? Por quê? Quem é ela, Salomão? Eu não acreditei muito no que você disse ontem. Ninguém guarda uma fotografia de alguém que não conhece do jeito que você guardou essa.

Ele olha para Wagner por um instante e responde:

- É minha filha... Ela foi embora daqui a muitos anos. Não sei onde está. Talvez já esteja até morta como Leonardo disse pra ele...

- Pra ele quem?

- Pro filho dela.

Mônica olha para Wagner que também fica surpreso com o que ouve.

- Filho dela? – Wagner pergunta? – Quem? O... Cláudio?

Salomão apenas confirma balançando a cabeça.

- Qual é o nome dela? - ele pergunta, emocionado.

- Lucila... Salomão diz, baixinho.

Wagner se aproxima mais dele para ouvir o nome novamente.

- Como?

- Lucila... Lucila Maria Naime.

- E quanto tempo ao certo faz que ela foi embora? Você lembra?

- Desde que ele nasceu... Vinte... e sete anos...

Wagner sente um arrepio entranho.

- E... por que ela foi embora?

- Você sabe, filho.

Wagner se senta na cama, pois as pernas ficam bambas.

- Ela... Ela é mesmo a mãe do Cláudio?

Salomão não responde. As lágrimas descem pelo seu rosto e a emoção não o deixa falar. Diana aparece na porta e chama de novo:

- Vamos, Wagner! Já está todo mundo aqui.

- Espera lá fora, Diana. Que saco! A gente já vai.

Ele apoia o corpo nos braços cruzados sobre os joelhos e pergunta a Salomão:

- E por que nunca disse isso a ninguém? Por que você nunca disse isso ao Cláudio?

- Pra quê? Só iria atrapalhar a vida do seu irmão.

Mônica se senta ao lado de Wagner, igualmente emocionada.

- Como você sabe que eu sei disso? - Wagner pergunta.

Salomão se senta no banquinho perto da porta e enxuga o rosto.

RETORNO AO PARAÍSO – EXPEDIÇÃO BANDEIRANTES

PARTE 15

OBRIGADA E BOA TARDE!

DEUS ABENÇOE A NÓS TODOS!

Velucy
Enviado por Velucy em 27/04/2018
Código do texto: T6320697
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.