RP - LUCILA - PARTE 4

LUCILA

PARTE IV

Cláudio ri também da confusão de Karen com o nome da sobremesa de Natal brasileira.

- Mas eu acho que você não pode comer nenhuma das duas, Karen. Nem rabada e nem rabanada. A primeira é bem gordurosa e a última é fritura. As duas vão acabar com seu estômago. Você não acha que está abusando da sorte?

- Não é pra mim, bobo. É pra vocês. Nem todo mundo está doente aqui.

Mônica olha sorrindo para Cláudio.

- Eu sei fazer uma rabanada que não leva óleo. É assada.

- Que ótimo! Você vai me ajudar então. Cláudio, onde você encontrou essa preciosidade? Ela é um encanto. A propósito, você bebe, filho?

- Muito pouco. Depende da ocasião.

- Esta é uma ocasião. Tem tudo que você quiser ali no bar. Cidra, vinho, licor... Sirva-se. Eu vou roubar a sua boneca, diz Karen, levando Mônica para a cozinha.

Cláudio fica sozinho na sala com Lucila e ele disfarça, olhando em volta, admirando a casa. Para não ficar parada diante dele, ela sugere:

- Quer que eu o sirva de alguma bebida?

- Não, obrigado. Eu estou bem.

- Nem um pouco de vinho branco?

- Pode ser... bem pouco. Eu realmente não costumo beber nada alcoólico.

- Sente-se então. Fique à vontade.

- Obrigado.

Cláudio se senta no sofá. Ela vai para trás do bar e trata de servir uma taça de vinho branco para ele.

- Karen sempre falou dessa casa quando me visitava em Casa Branca, mas eu nunca pensei que fosse tão bonita e acolhedora.

- O senhor nunca esteve aqui?

- Não. Eu nunca tinha saído de Casa Branca... até agora. O mais longe que eu ia era até a faculdade de medicina em Campinas. Às vezes, ia a Poços de Caldas também, mas Poços era praticamente o quintal de casa pra mim. Uma hora de carro. Não chega a ser uma viagem.

- Que faculdade o senhor frequentou em Campinas?

- PUC. Junto com o Valter.

Cláudio olha para o quadro grande na parede oposta onde está a pintura de Robin Johnson.

- É o marido dela, não é?

- É sim, senhor.

- A senhora chegou a conhecê-lo?

- Não, senhor. Quando eu vim trabalhar aqui ele já tinha falecido. Mas a senhora Johnson fala muito dele. Parecia ser um bom homem.

- E era. Um grande médico. Eu também nunca o vi de perto, mas Karen sempre me contava tudo que ele fazia, nas cartas que me escrevia.

Cláudio bebe o vinho e coloca a taça sobre a mesinha de centro. Ela pega a taça e fica com ela na mão.

- Obrigado.

- O senhor quer mais alguma coisa?

- Não... No momento, eu só quero que a senhora pare de me chamar de senhor. Cláudio só já está bom.

Ela coloca a taça sobre o bar e sem olhar para ele, hesitante, diz:

- Eu acho que não conseguiria, doutor...

- Por que não? Eu pareço tão velho assim?

- Não, não é isso.

- Então o que é?

Ela olha para ele tentando não parecer tão aflita como realmente está.

- A minha posição nesta casa não me permite isso.

- Karen obriga a senhora a tratar os amigos dela com tanta cerimônia?

- Não, senhor, mas eu sei o meu lugar.

- A senhora trataria o filho dela por senhor, se ele estivesse vivo?

- Sim, senhor.

- Mesmo tendo dezesseis anos?

- Sim, senhor. Ele seria meu patrão. Não importa a idade.

Cláudio fica pensativo. Lucila vai abrir as cortinas da janela e a sala fica cheia da luz do sol que se põe, vermelho, no horizonte. Faz isso para ter o que fazer e conter um pouco do nervosismo. Quer continuar falando com ele, mesmo que seu coração esteja pedindo para que ela saia correndo dali e nunca mais apareça na frente dele outra vez. Não dizer com todas as palavras que ele é seu filho, que o ama e abraçá-lo a está matando por dentro.

- Eu não quero ser indiscreta... mas... vocês vão ter um filho... não é? Você e a... Mônica. Ela... está grávida...

Cláudio apoia as costas no sofá e responde:

- É verdade...

- Pra quando é?

- Maio.

- Ela parece ser tão novinha.

- Ela é. Tem dezessete anos.

Lucila percebe que tocou num assunto perigoso.

RETORNO AO PARAÍSO – LUCILA

PARTE 4

OBRIGADA E TENHA UM ÓTIMO DIA!

DEUS ABENÇOE A NÓS TODOS!

Velucy
Enviado por Velucy em 11/05/2018
Código do texto: T6333221
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.