RP - GILBERTO - PARTE 26

GILBERTO

PARTE XXVI

Mônica e Cláudio riem do humor ácido de Miguel a respeito da paixão de Leda por ele.

- Pobre Leda, lamenta Cláudio. – Vamos entrar? Ficar conversando no meio da rua é um tanto...

- Não, eu nem vim pra isso. Só vim ver a casa e ter certeza que era de verdade. É aquela, não é? - Miguel diz, apontando para a casa.

- É, Cláudio diz, sorrindo.

- Não é de chocolate, é?

- Por que seria?

- Você morava numa casa de bonecas lá em Casa Branca... Cansei de ouvir seu irmão dizer isso e secretamente concordava com ele. Era a casa mais charmosa da Luís Gama, mas parecia realmente uma casa de bonecas. De repente... essa também parece de chocolate. Aquilo são lajotas mesmo ou barras de chocolate meio amargo?

Cláudio e Mônica riem.

- Mas uma coisa você vai ter que ver, diz Mônica, segurando seu braço. – Vamos levar ele no consultório, amor?

- Quê?! Consultório?

Os dois arrastam Miguel até o carro e o levam para a casa onde será o consultório novo de Cláudio. Miguel fica maravilhado com tudo e, depois de saber toda a estória, pergunta:

- Você não tem mais nenhum avô desse tipo na sua família pra alugar pra mim, não? Vá ter sorte assim no pólo norte! Isso aqui é o máximo, cara! Como eu estou desempregado... você não teria uma vaguinha pra mim aqui?

- As crianças que eu vou tratar aqui só precisam de você antes de nascer, então... Eu preciso mais de você do que você de mim.

- Eu era contratado do Santa Mônica para lidar com a parte administrativa. Se precisar de ajuda...

- É uma ideia, mas você vai casar e morar em Poços. Como a gente faz?

- Pra tudo tem jeito, mas, por falar em criança: vocês já foram ver o Alberto?

- Ainda não, diz Cláudio. - Estamos ajeitando a nossa vida aqui primeiro pra fazer isso, mas não esquecemos dele nunca. A gente quer ter o mínimo de estrutura pra poder aparecer na frente dele de novo e não encher o coraçãozinho dele de esperanças falsas.

- A Lúcia me telefonou outro dia e disse que já tem pistas muito boas para encontrar a mãe dele. Ela esteve pesquisando até em Casa Branca mesmo com as pessoas que conviveram com ele e o seo Francisco.

- Isso é muito bom.

Cláudio coloca novamente a mão na cabeça. A dor parece vir mais forte que a primeira vez e ele se senta numa cadeira próxima.

- Que foi, cara? - Miguel pergunta.

- Sei lá... Uma dor de cabeça idiota que vem e vai. É a segunda vez que me ataca hoje.

- E não foi só hoje, Mônica diz, preocupada. – Faz dias que ele está sentindo isso e não vai ver um especialista.

- Dias? Você não tinha isso em Casa Branca, tinha?

- Não, mas deve ser justamente por isso.

Cláudio apoia os cotovelos nos joelhos e esconde o rosto nas mãos.

- Quer que eu te leve numa farmácia? Num posto de saúde...

- Não... ele diz, erguendo o corpo e encostando a cabeça na parede, fechando os olhos.

- Eu nunca te vi desse jeito, cara. Mesmo nos tempos de faculdade. Você estudava feito um doido e eu nunca te vi assim, nem antes das provas.

- Eu não estudava feito um doido. Eu só estudava...

- Rapaz, se você não tinha dores de cabeça assim antes, acho que a Mônica está certa. Precisa ver o que é isso. É caso de fazer um exame. Uma tomografia...

- Tem dó, Miguel. Não exagera você também.

- Você não acha melhor ir pra casa? Já que não quer que eu te leve a uma farmácia ou mesmo até um pronto socorro...

- Acho que vou sim, ele diz, levantando-se.

Eles voltam para a frente de casa.

- Tem certeza de que não quer minha ajuda mesmo?

- Não, já está passando.

- Então eu vou indo. Eu ligo hoje à noite pra saber como você está. Se cuida, rapaz. Feliz Ano Novo.

- Pra você também, Miguel. Foi muito bom te ver.

Os dois se abraçam. Miguel abraça Mônica e pergunta:

- A propósito: a minha sobrinha já está chutando você?

- Muito, ela diz, sorrindo.

- Jura?

Miguel toca a barriga dela e espera, mas a menina não dá sinais de vida.

- Caramba, bebê... Fala com o tio Miguel.

RETORNO AO PARAÍSO – GILBERTO

PARTE 26

OBRIGADA PELA COMPANHIA!

BOA TARDE!

DEUS NOS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Velucy
Enviado por Velucy em 31/05/2018
Código do texto: T6351724
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.