RP - MUDANÇA - 1978 - PARTE 13

MUDANÇA – 1978

PARTE XIII

Wagner não responde quando Beto quer saber aonde ele vai. Afasta-se com a moto na direção da represa.

- Pra onde será que ele foi? - Beto pergunta. – Alguém sabe o que estava escrito naquele bilhete?

- A Janete está na beira da represa, diz Laura. – Ela está intimando ele a ir até lá conversar com ela. Se ele não estiver lá até as três... ela se joga de lá com um lenço amarrado na boca.

- Ela ficou maluca?

- Eu acredito que ela faça isso, diz Dina.

- Eu também... concorda Laura. - Ela é apaixonada por ele de verdade. Sempre foi. Ele é que nunca valorizou isso e fica com aquela gringa a tiracolo como se fosse casado com ela já.

- Vocês não estão falando sério, diz Guto. – Ela não tem coragem nem de pular um muro, imagine de se jogar na represa e morrer afogada.

Linda sai da casa grande e aproxima-se deles.

- Oi, gente. O que está acontecendo? Cadê o Wagner?

Ninguém responde. Olham uns para os outros. Só Beto se prontifica a dizer alguma coisa.

- O Wagner foi pra represa.

- Sozinho? Sem vocês? Por quê?

- Ele foi conversar com a Janete... responde Laura, se apoiando no ombro de Leo.

Linda respira fundo e encosta-se a uma das pilastras.

- Você não vai atrás dele? - Leo pergunta.

- Eu não mando no Wagner. Ele tem uma situação pendente com ela que precisa resolver antes de eu entrar definitivamente na vida dele.

Ela entra de novo na casa e vai continuar ajudando Magda a colocar a mesa do almoço.

- Qual é o grande problema deles agora? - Magda pergunta.

- Uma namoradinha do Wagner dando trabalho pra ele.

- Namoradinha? Pensei que fosse você, Magda diz, sorrindo, sem olhar para ela.

- Não... ainda. Antes tinha a Janete...

Magda balança a cabeça e ainda sorrindo continua a arrumar a mesa. Linda pergunta sutilmente:

- Ela foi mesmo namorada dele, digo... de verdade?

- Pode ter sido, mas ela nunca ficou tanto tempo com ele como ele fica com você. Nunca esteve aqui em casa como namorada. O pai dele é bem rígido a respeito disso. Era mais um casinho de escola. Wagner nunca namorou ninguém a sério.

Linda esboça um sorriso desanimado. Magda se aproxima dela e coloca a mão em seu ombro.

- O que ele sente por você é sincero. Acredite.

- Seu enteado tem uma cabeça muito leve pra se prender a uma pessoa só, dona Magda. Ele ainda não cresceu o suficiente pra isso. Eu não posso exigir nada dele.

- Esse é o mal das mulheres: amadurecem primeiro que os homens. Ainda bem que você é sensata pelos dois.

Linda sorri.

Ao chegar à represa, Wagner para a moto e não encontra Janete imediatamente. Desce da moto e começa a andar pela margem a sua procura. Sente uma vontade muito grande de afogá-la de verdade quando encontrá-la, já que essa é a vontade dela. Cansado de procurar ele grita:

- Janete! Aparece logo, caramba! Onde você está?!

Timidamente a moça sai de trás de uma árvore, mas não tem coragem de se aproximar dele. Tem um lenço na mão e o rosto vermelho de tanto chorar.

- Você queria que eu viesse... Estou aqui. O que você quer conversar?

- Quero que você diga que me ama... Quero que... você pare de namorar aquela gringa.

Wagner sorri.

- Ela não é gringa. É uma portuguesa quase brasileira, burrinha.

- Não me chama de burra! - ela grita, colocando as mãos nos ouvidos. – Eu amo você, Wagner. Pra se divertir comigo, você não via minha inteligência, não é? Não fale assim comigo! Você é meu namorado desde o primário. Meu! Você é meu...

Ela se senta numa pedra e recomeça a chorar. Wagner se aproxima dela e se senta a seu lado.

RETORNO AO PARAÍSO – MUDANÇA - 1978

PARTE 13

OBRIGADA POR SONHAR COMIGO!

BOM DIA!

DEUS NOS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Velucy
Enviado por Velucy em 06/06/2018
Código do texto: T6356857
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.