RP - NASCE UM ANJO... - PARTE 8

NASCE UM ANJO...

PARTE VIII

Quando voltam à fazenda, ao entrar na casa, Cláudio e Mônica ouvem a voz de Leonardo discutindo com Wagner na biblioteca. Preocupado, Cláudio pede:

- Vai pra cozinha, amor. Vou ver o que está acontecendo ali.

- Não quer que eu vá junto?

- Não, vai ver se a Magda sabe de alguma coisa. Não é possível que ela não tenha ouvido essa gritaria.

Mônica vai para a cozinha. Cláudio abre a porta da biblioteca e ao vê-lo entrar, Leonardo diz:

- Pronto, ele está aí. Pergunte pra ele mesmo se eu fiz besteira ou não em ter ido buscar meu filho naquele fim de mundo pra se tratar perto de mim, onde é o lugar dele.

- O que está acontecendo? - Cláudio pergunta.

- Seu irmão acha que a culpa é minha por você estar se cuidando aqui e não estar melhorando. Que seria melhor você estar se tratando na capital porque lá eles têm mais recursos, mais médicos e que o fato de você estar perto do Jairo está emperrando a sua melhora ou até fazendo você piorar, por estar justamente dentro do hospital dele.

- É isso o que você pensa, Wagner?

- É... Estar se tratando no Santa Mônica não te fazendo progredir em nada. A energia daquele lugar só te faz mal. O Jairo te odiava e ainda não sei se essa trégua dele é pra valer. Meu pai fez mal em te trazer pra cá. Você devia ter continuado seu tratamento lá, logo que descobriu a doença, mas essa fixação dele por você...

- Lá vem ele com isso de novo, diz Leonardo. - O velho ciúme infundado. Você tem inveja do seu irmão e não se conforma com nada que eu faça por ele. É só isso.

- E eu estou errado? Isso só prejudicou ele a vida inteira.

- Vocês querem parar com isso!? - Cláudio grita.

Os dois se calam. Cláudio olha para os dois.

- A novidade aqui é que os dois estão errados. Eu já falei com os dois sobre isso, mas não tem jeito... Vocês não mudam. Parem de se indispor um com o outro por minha causa. E já que eu não consigo fazer vocês felizes, se entendendo, vou tentar fazê-los feliz individualmente. Você foi pra São Paulo pra me buscar pra me ter sempre perto de você, pai... Pois bem, eu estou aqui, morando na sua casa, como você queria e vou ficar por muito tempo ainda.

Leonardo olha para ele e sorri, mas sente que ainda há mais coisa na fala do filho que não é totalmente satisfatória. Cláudio olha para Wagner.

- E eu vou parar com o tratamento no Santa Mônica, Wagner. Não vou mais ficar perto do doutor Jairo. A energia... ruim daquele hospital não vai mais me fazer mal. Eu parei com a quimioterapia, já te falei.

Os dois olham para ele ao mesmo tempo.

- Mas não porque eu esteja ficando bom... Cláudio esclarece. - É porque não tem como eu ficar bom. Não tem como eu ficar melhor do que estou aqui, falando com vocês. A doença estacionou e eu só poderia ter uma chance de tirar o tumor da minha cabeça, se operasse. E nesse caso... ou eu fico numa cama, vegetando... ou eu morro.

Leonardo se senta em sua cadeira pesadamente, e Wagner coloca a mão sobre a boca, chocado.

- Satisfeitos agora? Era isso que os dois queriam? Então parem de brigar, pelo amor de Deus!

Wagner se aproxima dele.

- Você disse que parou o tratamento porque os médicos iam esperar quinze dias pra ver se seu organismo reagia. Do jeito que você fala agora... Você parou de fazer o tratamento porque não quer mais fazer...

Cláudio se cala.

- Você desistiu...

- Eu não desisti. Eu fiz esse tratamento maldito por dois meses pra provar pra vocês que é tudo em vão, mas eu estou cansado. Estou cansado de chegar do hospital enjoado, querendo dormir pra sempre, querendo morrer mais depressa...

- E agora, o que acontece?

- Não sei, meu irmão...

- Você morre mais depressa?

- Vou pelo menos tentar viver melhor o tempo que eu puder... sem fazer todo mundo ficar com pena cada vez que olha pra mim.

Wagner se afasta dele e vai para a porta.

- Aonde você vai?

Wagner para e responde:

- Eu não vou ficar aqui assistindo isso. Vou me mudar pra Campinas. Já tinha começado a ver umas repúblicas de estudantes bem maneiras e acho que eu me encaixo nelas, mais do que aqui.

Ele sai pela porta. Cláudio olha para o pai, olhando para o quadro dele na parede. Acha melhor não dizer mais nada. Sai também.

RETORNO AO PARAÍSO – NASCE UM ANJO...

PARTE 8

OBRIGADA! BOM DIA!

DEUS ABENÇOE A TODOS!

Velucy
Enviado por Velucy em 15/07/2018
Código do texto: T6390432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.