MI - UMA GAROTA MUITO ESPECIAL (DOZE ANOS DEPOIS) - PARTE 8

MI – UMA GAROTA MUITO ESPECIAL

PARTE VIII

Mais tarde, Maria Cecília está com o prato de arroz doce diante de si, mas está pensativa diante dele, batendo com a colher no fundo. Lucila está escolhendo feijão para cozinhar depois e acha estranho que ela esteja tão apática diante da sobremesa que tanto gosta.

- Está sem fome, Maria Cecília? O arroz ficou ruim?

Ela olha para a avó como se acordasse e diz, sorvendo mais uma colherada:

- Não, vó, está uma delícia. Tudo que a senhora faz é muito gostoso.

- Então por que você está demorando tanto pra comer?

A menina não responde, mas vem com outra pergunta.

- Por que eu tenho duas avós, vó Lucila?

Lucila fica surpresa ao ouvir aquela pergunta.

- Eu pensei que já tivessem explicado isso pra você na casa grande.

- Não... Acho que é porque eu nunca perguntei. Me bateu essa curiosidade agora. As minhas colegas de escola também têm duas avós. Mas uma é mãe da mãe delas e a outra é a mãe do pai delas. No meu caso... não dá pra ser assim, porque a minha mãe não tem mais a mãe dela há muito tempo. Minha vó Lorena morreu quando ela era pequena. Por que então que eu tenho duas avós mães do meu pai?

Lucila para de escolher o feijão e cruza os dedos das mãos sobre a mesa, ensaiando o que dizer sem embaralhar a cabeça da neta.

- Eu sou sua avó paterna de verdade... porque eu sou a mãe biológica do seu pai.

- E a vó Magda? Ela também não é mãe do meu pai? Ela é casada com meu avô Leonardo...

- Não... A vó Magda é mãe dele só de coração.

- Por quê?

Os olhos da menina ficam fixos nela, cheios de curiosidade. Lucila fica sem palavras para resumir uma história tão longa.

- Você não devia ser casada com meu avô Leonardo? – a menina pergunta.

- Mas não sou...

- Por quê?

- Filha, essa é uma história muito longa e eu acho que só seu avô deveria contar pra você.

- Você não pode contar?

- Posso... mas se eu lhe dissesse que moro nessa casa hoje pela bondade do seu avô e do seu pai em me receberem aqui com muito carinho, depois de alguns anos de separação... você ficaria satisfeita?

- Mais ou menos... Você ama meu avô, como a vó Magda ama?

Lucila respira fundo e sorri, olhando para o feijão, percebendo que não vai poder fugir da curiosidade da neta.

- Não como ela ama. O meu amor por ele se resume no fato dele ser pai do seu pai, meu filho muito amado. É a coisa mais forte que nos liga um ao outro.

Maria Cecília fica olhando para ela pensativa e ela dá uma nova colherada no arroz doce.

- Coma seu arroz doce, meu amor. Está esfriando.

Lucila volta a escolher o feijão, satisfeita por ter dado um termo satisfatório à conversa. Alguém bate no batente da porta já aberta e as duas se voltam para ela. É Wagner.

- Posso interromper a conversa? Boa tarde, dona Lucila.

- Boa tarde, Wagner. Vamos entrando.

Ele entra e se aproxima de Maria Cecília, segurando e acariciando os seus cabelos longos.

- Sua vó Magda está chamando, Mi.

- Já?

- São quase seis horas. Até chegar na fazenda, já passou da hora do seu banho.

- Não quer um prato de arroz doce? - Lucila oferece.

- Não, obrigado.

- De qualquer forma, a Maria Cecília está levando uma tigela pra vocês na fazenda, não é, filha?

A menina balança a cabeça afirmativamente, enquanto termina seu prato, vai até a pia, lava o prato, coloca no escorredor para que seque e corre até a avó, aplicando-lhe um estalado beijo.

RP – MI - UMA GAROTA MUITO ESPECIAL (DOZE ANOS DEPOIS...)

PARTE 8

OBRIGADA! BOA TARDE!

DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Velucy
Enviado por Velucy em 03/08/2018
Reeditado em 03/02/2021
Código do texto: T6408578
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.