Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Rebelião XXIV

“Toquinho” conhecia a vida no cárcere desde a adolescência. Tinha uma das pernas defeituosa e caminhava com dificuldade, mas se orgulhava de sua desenvoltura com um revólver na mão. Assaltava, consumia drogas e se tornou conhecido nos meios policiais desde que chegou aos dezoito anos. Foi recolhido ao xadrez da delegacia em duas ou três oportunidades, até ser remetido à penitenciária.
Cumpriu pena de dois anos, ganhou as ruas e mais uma vez não conseguiu manter distância do mundo mágico das drogas. Deste para novos assaltos transitou com naturalidade, até ser preso e enviado novamente à penitenciária.
Na delegacia, encontrou um policial que era seu ‘chapa’. “Você aqui de novo?”, indagou, surpreso. “Pensei que ia se regenerar”, lamentou. Ele sorriu, indiferente. Um policial magro e careca mostrou o revólver calibre 38, que empunhava. “Quem lhe deu?”, indagou. “Me emprestaram”, respondeu, sorrindo.
E foi cumprir nova pena. Desta vez, a cana foi dura. Ficou no pavilhão sete, habitado pelos sentenciados mais sossegados. Certa vez foi acusado de ‘dedurar’ os colegas: acabou surrado, os lábios inchados pelas pancadas. Gostava de bebida e sempre se metia em confusão.
A ausência regular do álcool causava-lhe nervosismo. Num desentendimento, rolara aos sopapos com um outro preso e recebeu como punição uma tranca de um mês e meio. Cumpriu, conformado, a reclusão sem banho de sol. Quando se livrou, estourou a rebelião.
André Pomponet
Enviado por André Pomponet em 07/08/2018
Reeditado em 07/08/2018
Código do texto: T6412477
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor: André Pomponet).
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
André Pomponet
Feira de Santana - Bahia - Brasil
80 textos (377 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/18 04:10)