MANDY - AMANDA & LÍDIA VIII - PARTE 2

II – AMANDA & LÍDIA

Marco viu Amanda passar, escondido junto à porta da secretaria. Na saída, ele fez de tudo para não se encontrar com ela, mas Amanda tinha saído antes e estava dentro do Fiat, quando ele passou por ela de bicicleta. O rapaz a viu também, mas ignorou e pedalou mais rapidamente.

Ela o seguiu, mas acabou por perdê-lo no farol. Voltou para casa pior do que já estava. Pensou em ligar para ele, mas imaginou que, se Marco a estava evitando no colégio, não ia querer falar com ela por telefone também.

No dia seguinte, resolveu arriscar e foi com o pai logo cedo quando José saiu para o colégio, assim já estaria lá quando Marco chegasse. Estava na porta, quando ele chegou. Marco a viu e parou.

- Eu preciso falar com você, Marco...

Ele ficou olhando para ela por um momento e finalmente disse, muito sério:

- Eu não sei se eu quero falar com você... E fica longe de mim... por favor.

Amanda pareceu ter recebido uma bofetada no rosto. Ficou sem palavras. Ele passou por ela e foi para sua sala. Os olhos dela se encheram de água.

A semana passou sem que os dois se falassem. Na sexta, Teo resolveu ir tomar alguma coisa na lanchonete do Benê e chamou Marco e Aldo para irem juntos. Lídia também acompanhou o namorado e, como havia percebido que o casal não tinha se encontrado nenhuma vez na semana, para cutucar Marco, perguntou:

- Você largou a princesinha?

- Lídia! - falou Teo, apertando a mão da namorada, olhando depois para o amigo, prevendo sua reação.

Marco olhou para ela e não respondeu. Tomou um gole do refrigerante e ficou calado.

- Não quer responder, não responde, mas eu falei que não ia dar certo. Ela não combina com você...

- Lídia, para com isso! - repreendeu Teo. – Deixa o Marco em paz.

- É verdade, Teo, falou Marco, sem se abalar. – Pela primeira vez na vida, ela tem razão. A Amanda combina comigo tanto quando essa aí combina com você.

Marco se levantou e afastou-se do grupo, indo para perto do tio no balcão.

- Marco! - Teo chamou, mas ele não deu atenção. – Lídia, às vezes, você enche até a mim, caramba. Deixa o cara em paz!

Ela deu de ombros e colocou uma batatinha frita na boca.

- Eu avisei, não avisei?

Teo foi falar com Marco. Aldo olhou para Lídia e disse:

- Você vai acabar se traindo qualquer dia.

- Está falando do que, garoto? Eu hein, ela disse, continuando a mastigar e olhando para Marco e Teo no balcão.

Aldo balançou a cabeça e não respondeu, tomando um gole de refrigerante. No balcão, onde Marco estava com o tio, Teo tentou reatar a conversa com ele.

- Você está legal?

- Volta pra lá, cara. Está tudo bem.

- A Lídia só fala besteira. Se tem duas pessoas que se combinam perfeitamente são você e a Amanda.

- E de que isso adianta, Teo? Acabou, não acabou?... Eu vou pra casa. Tchau, Benê.

- Tchau, garoto. Vê se ajeita essa cara. Você é muito jovem pra ficar de cara amarrada por mulher.

Marco apenas sorriu triste e saiu da lanchonete; Teo ficou com Benê.

- Isso não é justo, cara... Não é mesmo...

Benê concordou, balançando a cabeça, passando displicente o pano sobre o balcão e atendendo um cliente que lhe pedia alguma coisa.

Amanda passou o sábado inteiro no quarto, praticamente. Cada vez que olhava para o porta-retratos que tinha ganhado de Marco, sentia vontade de chorar.

O telefone tocou. Dalva atendeu e veio chamá-la.

- Amanda, é a Ângela, pra você.

Ela ficou em dúvida se atendia ou não, mas resolveu atender. Foi até a sala, apanhou o telefone e sentou-se no sofá.

- Oi, Ângela.

- Oi, amiga. Liguei só pra saber se você está a fim de ver “Império do Sol” no Del Rey, hoje? Só pra sair dessa fossa. Vamos? Eu, você e a Cláudia.

Amanda suspirou e disse:

- Não, não estou querendo sair hoje...

- Amanda, você se machuca demais desse jeito, garota! Ou você assume logo o Marco com os trancos e barrancos que vêm com o pacote dele ou esquece do gato de uma vez! Vai ficar aí morrendo por ele até quando, baby? Decida-se, mulher! O tempo do Romeu e Julieta já era!

- Parece que você não entendeu nada do que eu expliquei, Ângela... É ele que não quer mais saber de mim.

- Entendi e soube que o Marco deixou o Otávio desmaiado na frente do Paralelo Interlagos, porque você desistiu dele primeiro! Você acha que ele é frágil e indefeso, amiga? Aquele gato de olhos verdes enfrenta as coisas! Quem me dera ter um sonho daquele na escola brigando por mim! Você tem o gato do Terceiro A apaixonado por você e ainda fica chorando pelos cantos! Ele te ama, sim! Se eu fosse você, tentava falar com ele novamente.

- Não é tão simples assim...

- Você é que está complicando, mas enfim... Vamos ao cinema, então! Olha que eu vou convidar o Marco, hein?

- Não... Hoje não, ela falou, esboçando um sorriso triste.

- Está certo. Te ligo amanhã à tarde, ok? Se cuida.

- Obrigada, Ângela.

Ela desligou o telefone e voltou para o quarto, deitando-se na cama e abraçando-se a uma almofada, com o rosto enterrado nela.

AMANDA & LÍDIA

PARTE II

OBRIGADA E BOA TARDE!

LUZ, PAZ E MUITAS BÊNÇÃOS A TODOS

Velucy
Enviado por Velucy em 21/09/2018
Reeditado em 13/10/2018
Código do texto: T6455542
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.