24 - O Povo Vai às Urnas - Filhos da Terra

Elói não tinha dúvidas de que as eleições transformaram-se num plebiscito sobre o governo Lula. Foi a opção escolhida pela grande mídia e por uma oposição refém das mesmas práticas eleitorais. Todas as pesquisas apontavam a vitória da situação em primeiro turno. A oposição de esquerda não conseguia convencer o eleitorado de que tinha um projeto alternativo à coligação PT/PCdoB/PSB/PTB e à coligação PSDB/PFL/PPS. O eleitorado parecia cansado das notícias diárias há mais de seis meses sobre o escândalo do mensalão e valerioduto, que tentava vincular o Presidente da República e o PT à corrupção. Quando tudo indicava que as eleições terminariam no primeiro turno, uma nova denúncia invadiu os noticiários: a compra de um dossiê contra Geraldo Alckmin. Saem de cena José Dirceu, Roberto Jéferson, José Genuíno, Delúbio Soares, Silvio Pereira, Duda Mendonça, Marcos Valério, entre outros atores do denominado esquema do mensalão e entram em cena Valdebran, Gedimar Passos, Hamilton, Delegado Edmilson Bruno, Berzoíni, Planam, Vedoin e uma montanha de dinheiro exibida em todos os jornais e no horário político de Geraldo Alckimin. Como a ideia fora alimentada pelo valerioduto, o caso dossiê contra os tucanos era tudo que precisavam os que não desejavam a reeleição de Lula.

Segundo a maioria dos cientistas políticos, este evento levaria ao segundo turno. Na redação do Diário de Todos, este era o assunto que fazia parte da pauta até o dia da votação do segundo turno. Mas foi Jarbas, o faxineiro anarquista quem recebeu Elói com as críticas mais duras sobre Luis Inácio (ele só se referia a Lula dessa forma): - Sabe meu companheiro Elói, Luis Inácio é o maior responsável pela política que hoje ameaça aumentar a miséria dos trabalhadores e dos jovens. Frustrou o impulso de transformação social e política que o conduziu ao Palácio do Planalto; foi ele quem transformou o partido dele nessa caricatura, este que foi um magnífico instrumento de luta de classes nos anos oitenta, originado nas lutas operárias da década de setenta; Luis Inácio acatou as regras do jogo da casa grande, que atira as migalhas do banquete à senzala. Não há garantias de que o seu segundo mandato seja menos nefasto aos trabalhadores e jovens brasileiros do que um eventual governo do PSDB. Se quiser alguns exemplos de que ele constrangeu a esperança de 53 milhões de eleitores, que acreditavam na vocação ética e democrática do PT, eu posso dar".

Elói ouviu tudo em silêncio, depois considerou: - Jarbas, você usa argumentos fortes. Lula deixou muito a desejar, concordo, mas ele segurou as privatizações, implementou uma política externa soberana, não endureceu contra os movimentos sociais, o BNDES foi recuperado e está financiando a produção, as regiões mais pobres do país votaram nele, o que prova sua prioridade e não se pode negar que o Brasil está melhor, a qualidade de vida das pessoas melhorou...

- Então eu quero contrapor - reagiu Jarbas, agora ambos cercados pelos colegas de redação, que ouviam atentamente -, o voto dos mais pobres representar a orientação social do governo, não concordo, pois historicamente políticos de todos os matizes receberam apoio de segmentos populares, que vão de Hitler a Maluf; de Vargas a Sarney, Peron. Na verdade o voto nordestino é resultado de alianças espúrias com os coronéis, isso sem considerar que grande parte desses votos foram comprados por meio de programas assistencialistas com viés autoritário e paternalista, caso do bolsa família... Nesse ponto, Elói pediu um aparte:

- O que é programa assistencialista? Se entendermos que assistencialista é quem assiste, toda política social beneficia a quem não tem assistência do Estado. A questão é se está implementada de forma corrupta e discriminatória e não está. Manuela pediu que encerrassem o debate, pois estavam num local de trabalho, mas Jarbas pediu um minuto:

- A conversa mole de que Alckmin completaria as privatizações iniciadas por Collor, intensificadas por Fernando Henrique e interrompidas por Luis Inácio não é bem assim. Ele entregou ao capital privado nacional e internacional, importantes reservas de petróleo; nada fez para investigar as privatizações fraudulentas de FHC e a quem serve o BNDES? Ao capital privado através de empréstimos a juros amigáveis. Companheiro Elói, sinto muito, mas os jovens brasileiros e os trabalhadores podem se preparar, pois nos próximos quatro anos haverá fortes investidas contra os seus direitos. Por isso faço campanha pelo voto nulo.

- Tudo bem Jarbas, continuo achando o Lula a melhor alternativa. Só gostaria que a mídia empresarial não fosse seletiva. Notícias que atingem os neoliberais não são publicadas. Temos de recorrer ao La Nacion da Argentina sobre um figurão do PSDB de Tocantins, Missilvam Chavier dos Santos, conhecido como Parceirinho, transportando 500 quilos de cocaína. Ele foi candidato a prefeito de Tupiratins em 2004, pelo PSDB e perdeu. Recebeu forte apoio do Senador tucano Eduardo Siqueira Campos. Missilvam voltava para Tocantins, quando a polícia federal o flagrou com o carregamento de meia tonelada da droga. Parceirinho foi preso em um ônibus em Castanhal, município do nordeste paraense. Imagina se fosse alguém do PT! Seria manchete nacional, inclusive no DT. A agência de notícias Reuters distribuiu a informação para toda a imprensa brasileira, mas poucos repercutiram a notícia e quando o fizeram, omitiram a filiação partidária do traficante.

Ninguém mais se manifestou. Cada um retornou ao seu local de trabalho e a rotina continuou.

Próximo capítulo:

25 - Realidade e Sentimento

Rapidinho:

Filhos da Terra é uma novela dividida em vinte cinco capítulos. Narra a trajetória de Zenaide, uma ninfeta, que se envolve num mundo do sexo, droga e fúria. A história de uma garota da periferia; pobre, sensual, que sonha com o sucesso. Zenaide e sua família, num turbilhão de sentimentos. Um jornalista, como um anjo de guarda, surge em sua vida. Um amigo, um pai; um amor.

Capa: Berzé; Ilustrações do miolo: Eliana; editoração eletrônica: Fernando Estanislau; impressão: Editora O Lutador - 2009, primeira edição

Agradeço pela leitura e peço a quem encontrar algum erro de gramática ou digitação, por favor, me avise.

www.jestanislaufilho.blogspot.com Contos, crônicas, poesias e artigos diversos. De minha autoria e de outros e outras. Convido você a participar com texto de sua autoria. Será um prazer publicar.

#LulaLivre Doravante esta hashtag estará em minhas publicações enquanto não apresentarem as provas contra Lula