AMANDA III - "SONETO DO AMOR TOTAL" III - PARTE 3

III – “SONETO DO AMOR TOTAL”

Quando Marco voltou do banho, de volta à sala, enxugando os cabelos, viu os cadernos de Amanda sobre a mesa de centro. Sentou no sofá e começou a folheá-los.

- Como foi a aula hoje, Amanda?!

- Normal! A professora de Literatura me pediu pra fazer um trabalho pra entregar no dia 20 de outubro, pra compensar as aulas que eu perdi essa semana. Você me ajuda?

- Claro! Sobre o quê?

- Pesquisa sobre Vinícius de Moraes. Biografia e um poema.

- Poxa! Vinícius! Eu adoro! Eu acho que a Branca também. Todo ano ela dá esse trabalho pro terceiro ano.

- Você fez? - ela chegou até a porta, enxugando as mãos num pano de prato.

- Fiz. Você não lembra? Eu coloquei aquele poema... Como é mesmo o nome?... “Soneto... do amor total”. É lindo. Sei até de cor. Ela me fez ler o trabalho para todos os terceiros do colégio e ainda levou com ela. Aquela espertinha.

- Declama pra mim? - ela pediu.

- Agora?

- É! Você disse que sabe de cor. É curtinho...

- Não está com fome?

- Vai aumentar meu apetite...

Ele sorriu e levantou-se, indo para perto dela. Passou os braços em volta dela e respirou fundo.

- Eu até dizia que esse poema foi feito pra mim. Deixa eu ver...

Ele olhou nos olhos dela e começou:

“Amo-te tanto, meu amor... não cante /

O humano coração com mais verdade /

Amo-te como amigo e como amante /

Numa sempre diversa realidade /

Amo-te afim, de um calmo amor prestante, /

Eu te amo além, presente na saudade. /

Amo-te, enfim, com grande liberdade /

Dentro da eternidade e a cada instante. /

Amo-te como um bicho, simplesmente, /

De um amor sem mistério e sem virtude /

Com um desejo maciço e permanente. /

E de te amar muito e amiúde /

É que um dia em teu corpo de repente /

Hei de morrer de amar mais do que pude.”

Quando terminou o poema, ele a beijou e os olhos de Amanda estavam molhados.

- É lindo!... Vou usar esse poema no meu trabalho.

Marco sorriu.

- A Branca vai se lembrar do meu trabalho que ela pegou no ano passado.

- Que é que tem? Vinícius é universal. Todo mundo pode gostar do mesmo poema.

- Ela vai pensar que você copiou de mim.

- Como, se ela levou o seu trabalho?

- Vai pensar que a gente mora junto e eu te contei...

Amanda sorriu, enxugando o rosto, e o beijou.

- Isso é uma suspeita infundada... ela brincou. - Vem jantar.

Ela entrou na cozinha novamente, puxando o marido pela mão.

Jantaram e depois arrumaram a cozinha, ela, lavando a louça, e ele, enxugando e guardando tudo. Quando terminaram, voltaram para a sala e Marco reparou na pasta branca, ao lado dos cadernos dela e a pegou.

- Que é isso? Nunca vi essa pasta com você.

Amanda olhou para ele e só então se lembrou da bendita pasta. Ficou receosa em contar, mas não podia mentir.

- É... a lição que eu perdi na semana passada.

- Toda?! Poxa! A Ângela fez cópia pra você? - ele disse, abrindo a pasta. – Eu te ajudo a copiar.

- Não, não foi a Ângela...

- Não? - ele perguntou lendo as folhas. – Quem foi então? A Débora?

- O Marcelo...

Marco olhou para ela e franziu a testa e olhou de novo para as folhas, passando os olhos por alguma delas.

- Ah, é? - perguntou, aparentemente calmo. – Gentil ele, não?

- Eu não pude recusar. Ele já veio com tudo pronto pra me entregar, Marco. Ficava chato eu dizer que não queria. Ele é um colega de classe...

Marco sentou-se no sofá e ficou calado. Continuou lendo as folhas e tentando combinar consigo mesmo que não faria nenhuma cena de ciúme.

- Se você quiser, eu devolvo amanhã, ela falou.

- Não, tudo bem. Você vai precisar mesmo. Não importa de quem venha. É só um monte de folhas.

- Sério?

- Sério.

Amanda sentou-se perto dele e beijou seu rosto.

- Te adoro!

- Mas não abusa, hein? Isso aqui significa que ele passou a semana inteira pensando em você e eu não tenho sangue de barata.

- Está certo. Vou lá pro quarto arrumar minha roupa pra manhã.

Marco continuou a ler algumas folhas e passou pela parte de Matemática. Quis matar a saudade, já que sempre gostou da disciplina.

"SONETO DO AMOR TOTAL”

PARTE III

DEUS ABENÇOE A TODOS

OBRIGADA!

Velucy
Enviado por Velucy em 13/11/2018
Código do texto: T6501481
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.