Trecho do romance brasileiro O Rio Trairí Remoía Sertão (Amazon, 2019, 3ª Ed.):

Ah, lá na cidade inté teve do político bom aos olhos do povo e do governo autoritário. Político raro de se ver nesse país todo. Daquele que fala a fala do povo. Do discurso? É só aprumar nas palavras bonitas. Vô Luiz e padrinho João diziam que o vereador existiu de verdade! Era o pastor Chimbinha da igreja. Foi pedreiro, vigilante, soldado, peão numa fábrica na capital - disso antes de roubar uma velha cega durante dez anos, lá no Ceará. D’oje, o ofício é de pastor de igreja de segunda a sábado e vereador na terça-feira de noite. “Ah, o vereador Chimbinha da igreja? Homem de condições que teve origem humilde. Foi bispo da igreja dos crentes aos domingos e frequentador do cabaré de dona Terezinha aos sábados de noite. Dono de duas grandes empreiteiras da cidade – pelo menos no papel. Candidato mais votado na história de Cachoeirinhas. Nem Cícero, nem Vieira, nem Marques tinham a oratória daquele homem!” – contou padrinho João. Padrinho disse que lembrava muito dum pronunciamento do homem. E foi da história nunca esquecer: “Aliás!!! Eu podia tá matanu! Eu podia tá robandu! Eu podia tá estrupandu! Mas não, eu tô aqui me candidatandu de novo!". Falou que, na rádio da cidade, dia empós da nova posse dele na Câmara de Vereadores, o excelentíssimo Chimbinha declamou o discurso mais bonito da história de Cachoeirinhas do Trairí:

---- [Chimbinha] Alô, alô! Meus pesados e pesadas! Cidadões e cidadonas de bens do municipu de Cachoeirinhas do Trairís! Meu povo e minha pova de guerras! Aqui, quem fala é o seu irmão pastor Chimbinha da igreja, na rádio Cachoeirinhas AM. Agora, no pograma “A Voize Cidadãs”! Quero parabenizarmos o doutô Ferreirinha pelo seu magnífico pograma! Um pograma lídio de audiência! Um pograma que vem sendo ovado pelos ouvintes de Cachoeirinhas! Como uma pessoa que nem eu, que está fazendo o maior sucesso em Cachoeirinhas! Uma pessoa subjetivamente qualificado! Uma pessoa mediocárpico! Uma pessoa retumbante da bandeira do presidente! Pessoa impermeável que eu admiro muito! Eu, Francisco José Maria da Silva, vulto Chimbinha, sou dessas pessoa que viram do nada! E, hoje, não tenho porra nenhuma, também! E, ainda, fui o vereador mais bem voltado pela tercera veize neste continente cardiovascular! É pessoas que nem eu, que vive fazendo um trabalho magníficos com umidade, com simpricidade, dentro da consequência porosa da democracia retumbante do patiótra brasilero! Quero cumprimentarmos, ainda, o prefeito reeleito doutô Leopoldo Bezerrão - o homem que gosta de obrar! E se tem doutô Leopoldo, tem obra! E se tem obra, tem doutô Leopoldo‼! Veja a cidade como está toda edificadas! Toda asfaitada, toda pravimentada! Isso é pogresso! Prefeito, uma pessoa inoxidável - quero dizer, uma pessoa retumbante da prátia! Uma pessoa estrambólica! Ainda, quero parabenizarmos o prefeito por ele ser uma pessoa “helps”! Uma pessoa que fica no trabalho por nossa população da nossa impermeável Cachoeirinhas. Do nome imprudente do presidente da repúbrica Jarbas Roberín! Quero parabenizarmos toda a família Bezerrão. Principalmente, o meu doutô vereador Pedro Bezerrão – sobrinho do prefeito! Que muito me apoiou na minha campanha! Por ser uma pessoa estrogonoficamente sensíve. Uma pessoa que merece o respeito tecnológico! Uma pessoa que vem da guerra, da guerra do povo que nunca trabalhou na vida! Eh, e ele vem dar sua contribuição pra nossa Cachoeirinhas! E, também, quero parabenizarmos esse prefeito pai de família que educou seus filhos nas melhores escolas da capital, e, hoje, eles estão aí fazendo porra nenhuma pelo pai! E se Deus quiser, vão ser prefeitos desta cidade quando ficarem de maior! Muito obrigado!!! Muito feliz neste talante cargo de vereador! Viva Cachoeirinhas! Viva a prátia nacional do pessoal! É isso! Muito obrigado‼!

Diego Roccha
Enviado por Diego Roccha em 24/03/2019
Código do texto: T6606142
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.