QUEBRANDO BARREIRAS - GELO NO FOGO - PARTE 27

XVIII - GELO NO FOGO (ICE ON FIRE)

“You can’t shoot down the moon, some things never change…

...You can build a bridge between us, but the empty space remains.”

“Shoot down the moon” – do Álbum “Ice on Fire” de 1985

Elton passou as mãos pelo rosto e cruzou as mãos na nuca, tremendamente aborrecido.

- Essa estória de novo... murmurou. – Esse fantasma nunca vai deixar a gente, Bernie? Isso vai acabar virando filme de terror um dia, caramba!

Bernie sorriu levemente e se levantou, deu alguns passos pela sala, coçou a testa e olhou para Elton novamente, já refeito.

- Esquece isso, cara. Eu estou inteiro com você agora. Somos amigos e eu sei quem você é... Esquece esse passado... como eu fiz.

Elton sorriu quase forçado. Ainda tinha coisas em sua cabeça que o preocupavam. Bernie perguntou:

- Você acha que alguma vez o Dick ficou tão transtornado assim por sua causa? Ele era um homem de negócios... Você também é...

- Não, não ficou! – Elton disse, erguendo-se também e batendo com força na mesa. – Mas eu estou! Eu estou, droga! Merda! Será que eu não tenho o direito de sentir culpa mesmo sem motivo, porra?!

Bernie piscou algumas vezes os olhos, assustado com a reação do amigo e não respondeu. Tirou a carteira de cigarros do bolso e acendeu um, o que fazia sempre que estava nervoso. Encostou-se numa cadeira.

Elton deu mais alguns passos em silêncio e recomeçou:

- Sessenta e quatro anos... Será que eu vou chegar lá?

- Elton, você não está processando um velho de sessenta e quatro anos; você vai processar um homem de quarenta que te fez assinar coisas no escuro e nem te deu chance de discutir!

- Por que eu não sabia nem tinha o que discutir, Bernie! Eu nunca tinha ganhado aquela grana na vida!

- Ok, nem eu, mas... Stephen James é o cabeça de tudo isso agora e não tem sessenta e quatro anos, tem trinta e poucos e sabe o que está fazendo! Ele queria que você ficasse assim do jeito que você está agora. Como o velho dele conseguiu colocar uma porção de estrelinhas na frente dos seus olhos em 69, pra você não ver a jogada que ele estava fazendo... Ele está usando a mesma tática! Ele tem a mesma perícia. Ele te conhece. Sabe que você é um...

Bernie parou, indeciso.

- Um o quê? - Elton perguntou, voltando-se subitamente para ele.

- Pode me bater se quiser, mas você é um “manteiga derretida”. Muito valente e cruel quando bebe ou cheira coca, mas um “manteiga derretida” quando está sóbrio! Teu coração é maior que você, irmão...

Elton ficou vermelho e sentiu mesmo vontade de bater nele, mas ao mesmo tempo sentiu uma imensa ternura e disse entre dentes:

- Merda!

E voltou a sentar-se. Bernie sorriu de leve.

- Eu preciso de você pra aguentar esse meu lado, pra eu poder ser forte quando precisar diante deles.

- Pra isso eu estou aqui, Bernie disse, sentando numa cadeira perto dele. – Elton, Dick James tem um império construído à custa de caras como nós. Repito, ele era e é um homem de negócios. Ele era muito inteligente, não vou negar. Tinha e deve ter ainda o faro de alguém que entende de música e investia nisso. Teve uma baita sorte de encontrar você, jovem, talentoso e... desesperado pra mostrar sua arte pras pessoas. Ray Williams era o coração que nos uniu, nos recebeu e nos ajudou muito, mas a cabeça de tudo era o Dick, você sabe. Conseguiu ter a visão de futuro que te colocou na América em 70 e tirou a gente do anonimato, do chão, do nada. Ele fez muita gente vencer. Paul MacCartney, Lulu, Gilbert O’Sullivan, mais recentemente Sting... Mas ainda que fosse só isso, estes mesmos caras não estariam querendo cobrar dele o que ele deve. Você não pode achar que ele merece estar vivendo do seu dinheiro até hoje porque ajudou você a subir, mas você tem seu talento que já nasceu com você e te ajudou nisso antes de qualquer empresário. Nem John Reid, com toda a sua genialidade e carisma, poderia fazer nada por você se não fosse sua arte nata, seu talento e sua força de vontade. Dick tem bens móveis e imóveis comprados depois de 76 com o seu dinheiro, sabia?

- Mas não acredito que tenha o suficiente pra pagar o que me deve.

- Ingenuidade sua! Ele já era rico antes de você ser Elton John, irmãozinho.

- Eu sei, mas isso vai causar um distúrbio financeiro dos mais graves pra ele, Bernie, acredite. Você tem todo o direito de falar e acho que você tem razão, mas eu não posso pensar só como lesado. Eu sou empresário da música também. Produzo gente nova, crio talentos e invisto neles. Perco às vezes, ganho outras tantas e é um risco sempre. Mesmo com todo faro artístico que eu tenho, nem sempre dá certo. É uma faca de dois gumes: ou você ganha horrores ou perde horrores. Imagine você se daqui uns dez anos, esses artistas que a Rocket lançou nesta década resolvem por um motivo ou por outro fazerem o mesmo comigo?

- Se você estiver agindo de má fé com eles... tudo é possível... mas esse não é o caso, você sabe disso...

- Não se processa só pessoas que agem de má fé, Bernie. Leis mudam como a cabeça do homem muda. Daqui um tempo, tudo que eu faço hoje de maneira correta e limpa pode não ser mais tão honesto. Não se pode prever. Eu sei o que o Dick deve estar sentindo e sei que o Stephen tem razão de estar preocupado com o pai. Ele tem razão quando diz que daqui algum tempo não haverá mais empresários querendo investir seu dinheiro em novos talentos, se todo mundo resolver processá-los. Não será mais uma coisa segura e rentável. Não será um investimento, será um tiro no pé! Isso já acontece hoje. Eu vou em frente com isso, mas tenho que me preparar pras consequências... porque elas existirão.

- Vamos pelo menos ser otimistas, Elton. Não vai acontecer nada. É uma transação comercial das mais normais. Eu até nem tenho nada contra o Dick pessoalmente. Ele sempre me tratou muito bem, mas... direitos são direitos e... você foi lesado e está querendo o que perdeu dentro dos seus direitos de cantor/compositor.

- Nós fomos lesados, meu querido... Nós! Você é cinquenta/cinquenta comigo, não esquece.

Bernie suspirou e balançou a cabeça, concordando, colocando a mão no ombro dele.

- Não se esqueça de me lembrar sempre disso... Elton terminou.

Bernie sorriu e balançou a cabeça.

Ainda naquele mês, Elton participou o festival de Montreux cantando com Millie Jackson a canção “Act of War”. O compacto seria lançado no mês seguinte: junho.

XVIII – “GELO NO FOGO” – PARTE 27

É OUTONO AINDA, MAS ELE VAI SER AMENO...

SAÚDE, RESPEITO E PAZ AO MUNDO!

OBRIGADA, SENHOR, POR TUDO!

DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!

BOM DIA!

Velucy
Enviado por Velucy em 29/05/2020
Código do texto: T6961359
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.