SALMO 23

SALMO 23

(Em algumas traduções o número é 22)

1- O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará.

2- Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente às águas tranquilas.

3- Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome.

4- Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo. A Tua *vara e o Teu **cajado me consolam.

5- Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges minha cabeça com óleo, e o meu cálice transborda.

6- Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias (pra todo o sempre).

-------xxx------

Nesse contexto

*Vara: O pastor de ovelhas usava entre outros, para espantar as feras e proteger o rebanho.

**Cajado: Um bordão comprido com a ponta recurvada formando um gancho. Se a ovelha estivesse em perigo de cair em algum perau (precipício), o pastor a puxava com aquele gancho.

Resumindo: Todos os dois eram para proteger a ovelha.

Agora agradeça ao Eterno, orando de acordo com esse Salmo.

Leia e coloque na primeira pessoa, ou na terceira (ele/ela)

Senhor

Eu te agradeço porque sei que tu és o meu Pastor, o Senhor cuida de mim e também de (fala o nome do familiar, amigo... ) e nada falta para mim, nem para (nome).

Tu fazes me deitar em pastos verdejantes. Conduz-me à calmas águas. Tu me guias pelas veredas da justiça por amor do Teu nome.

Eu te louvo Senhor, porque ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, eu não temeria nenhum mal, pois sei que estás comigo. A tua vara e o teu cajado me consolam e me protegem. Sei que estou seguro.

Senhor, preparas-me uma mesa perante meus inimigos. Aqueles que querem ver minha derrota, que assistam de pé a minha vitória. Estarei no palco, e eles na plateia me aplaudindo. Unges-me com Teu Espírito de sabedoria, que eu seja usado (a) por Ti, através do dom que o Senhor me outorgou, e um deles é a escrita em suas diversas formas. E transbordarei de alegria e felicidade, porque sei que fiz alguém feliz, mesmo não conhecendo ou sabendo quem, mas tu sabes.

Eu sou mui grato a ti, porque sei que a bondade e a misericórdia hão de me seguir todos os dias. E habitarei na Tua casa para toda a eternidade.

Amém

(Christiano Nunes)