O "Persignai-se"

O “PERSIGNAI-SE”

Miguel Carqueija


Há mais de uma maneira de fazer o Sinal da Cruz. Além da forma tradicional existe a mais elaborada do “Persignai-se”, que deve ser traçado na Missa, ao anúncio do texto do Evangelho.
Consiste o “Persignai-se” no traçado, com o polegar de mão direita, de três cruzes: a primeira da testa, para que os nossos pensamentos estejam com Deus, por meio de Jesus Cristo; a segunda na boca, para que as nossas palavras exprimam as coisas de Deus; a terceira no peito, para iluminar também as nossas ações, numa tripla consagração.
O Persignai-se também pode ser efetuado fora da Missa — por exemplo, nas orações matinais — sendo acompanhado por uma pequena prece:
“Pelo sinal da Santa Cruz”
Traça-se na testa. A cruz é o símbolo dos cristãos, remetendo-nos ao sacrifício redentor do Messias.
“Livrai-nos Deus, Nosso Senhor”
Traça-se a segunda cruz sobre os lábios. A expressão “Nosso Senhor” exprime nossa disponibilidade diante de Deus, a quem tudo devemos, desde nossa própria existência e do universo onde nos movemos.
“dos nossos inimigos.”
Que são especialmente os inimigos espirituais, que podem perverter a alma, o que é pior do que maltratar o corpo.
Após o Persignai-se pode-se completar o gesto com o Sinal da Cruz amplo, ou seja, o que abrange de uma só vez da testa ao peito e ombros, com as palavras:
“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”
Palavras que nos lembram a Trindade Santíssima, ou seja, a intimidade do ser divino, que faz parte da Revelação Cristã.
Miguel Carqueija
Enviado por Miguel Carqueija em 02/07/2014
Código do texto: T4867323
Classificação de conteúdo: seguro