A Prece de um Advogado - Telêmaco Marrace

A prece de um Advogado

(Homenagem ao Dr. João Alfredo Medeiros Vieira - Juiz de Direito, autor da "A Prece de um Juiz) - Por Telêmaco Marrace

Chefe do Universo! Sou grato ao senhor pela concessão do Poder da Palavra para defender aos que tem sede de amparo da Lei e uma incomensurável busca da justiça.

Minhas noites acordado, debruçado nos alfarrábios processuais, podem decidir e selar o destino de homens, aos quais momentamente posso dar-lhes a alegria de ver o nascer do sol no gozo da plena liberdade ou o pôr do sol em celas sombrias e lôbregas!

É um mister de peso elevado que permeia minha profissão, onde as vicissitudes das vaidades não consigam lançar seus dedos frios e longos das maledicências humanas sobre as decisões proferidas pelos escolhidos pelo poder unitário do povo constituído.

Que os anátemas lançados aos que agiram com solércia, não sejam de força avassaladora antes da chegada da defesa para se fazer olhos, ouvidos e bocas dos acusados!!!

Que minha alma seja iluminada pela força da justiça, moldando em minha face a ferro e fogo a altivez da honradez e da vergonha, para que possa fugir das maledicências cotidianas e dos ardis dos inimigos.

Que o tempo não seja a desculpa para um caminhar lento em busca de justiça! Que se o Vale das sombras tenebrosas se avizinharem e meu caminho fique enevoado, que a palavra de vossa divindade seja sempre enviada como sinônimo de honestidade e apreço pelos que lutam por um mundo melhor!!!

Que minha alma ao ouvir as acusações, seja desataviada de qualquer preconceito e que tenha natureza interanular para sobepesar entre a culpa e a inocência!

Que a tarefa de julgar seja para os magistrados que detém o poder do julgamento de acordo com a Lei e a Ordem e que a demanda beligerante jamais assuste a defesa e que essa nunca se renda em atitude panúrgica e mesmo assim para equilibrar a balança, não me transforme num pantólogo pernóstico!

Que aqueles que enfrentam as agruras do cárcere encontre na pessoa de seu defensor, o alento que assegura, o calor que reaviva a chama da justiça e a sensação de um julgamento justo onde possa ocorrer bonança nos corações atribulados!!!

Que minha alma seja iluminada para uma defesa profícua e séria e não inventiva e pueril, pois a liberdade é tão valiosa quanto à vida, portanto é indissociável na sua existência!!!

E quando esse causídico, cumprir a trilha até a última morada , seus cabelos branquearem e seu corpo nao tenha mais o vigor para varar as madrugadas, que no meu julgamento diante do tribunal do Chefe do Universo, que a melhor defesa, seja a minha caminhada pautada na Ordem e na justiça para a qual eu vivi essa breve aventura chamada vida!!!