Eclesiástico, 5

"1.Não contes com riquezas injustas. Não digas: “Tenho o suficiente para viver”, pois no dia do castigo e da escuridão, isso de nada te servirá. 2.Quando te sentires forte, não te entregues às cobiças de teu coração. 3.Não digas: “Como sou forte!”. ou: “Quem me obrigará a prestar contas dos meus atos?”,* 4.pois Deus tomará sua vingança. Não digas: “Pequei, e o que me aconteceu de mal?”, pois o Senhor é lento para castigar os crimes. 5.A propósito de um pecado perdoado, não estejas sem temor, e não acrescentes pecado sobre pecado. 6.Não digas: “A misericórdia do Senhor é grande, ele terá piedade da multidão dos meus pecados”, 7.pois piedade e cólera são nele igualmente rápidas, e o seu furor visa aos pecadores. 8.Não demores em te converteres ao Senhor, não adies de dia em dia, 9.pois sua cólera virá de repente, e ele te perderá no dia do castigo. 10.Não te inquietes à procura de riquezas injustas, de nada te servirão no dia do castigo e da escuridão. 11.Não joeires a todos os ventos, não andes por qualquer caminho, pois é assim que se revela o pecador de linguagem dúbia. 12.Firma-te no caminho do Senhor, na sinceridade de teus sentimentos e teus conhecimentos, nunca te afastes de uma linguagem pacífica e equitativa.* 13.Escuta com doçura o que te dizem, a fim de compreenderes, darás então uma resposta sábia e apropriada.* 14.Se tiveres inteligência, responde a outrem, senão, põe a mão sobre a tua boca, para que não sejas surpreendido a dizer uma palavra indiscreta, e venhas a te envergonhar dela.* 15.A honra e a consideração acompanham a linguagem do sábio, mas a língua do imprudente é a sua própria ruína. 16.Não passes por delator, não caias com embaraço nas armadilhas de tua língua,* 17.pois ao ladrão estão reservados a confusão e o arrependimento, à língua dúbia, uma censura severa; ao delator, ódio, inimizade e infâmia. 18.Faze justiça tanto para o pequeno como para o grande.*"

https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/eclesiastico/5/
Enviado por Violeta Azul em 18/03/2020
Código do texto: T6891005
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.