ORAÇÃO AO ANJO DA GUARDA

Meu querido e estimado Anjo da Guarda, colocado por Deus junto a mim como guia e auxiliador, pela graça divina, eu te peço: guiai os meus passos, cotidiana e incansavelmente, nas sendas da sabedoria e das virtudes, de modo que eu viva e cresça na amizade com Deus, na perfeição da caridade, com fé, esperança, prudência, temperança, coragem e justiça.

Meu companheiro, Anjo da Guarda, tomai-me resolutamente pela mão; indicai-me e conduzi-me por pensamentos, palavras e ações que me façam um homem conforme a estatura de Cristo: perfeito e equilibrado em todas as esferas da minha vida — espiritual, familiar, conjugal, com os filhos, social, na saúde, no serviço, na profissão, nas finanças, no intelecto e nas emoções — conforme o meu estado de vida. Impeli-me por caminhos de sabedoria, para que eu sempre seja senhor e soberano sobre o dinheiro, os prazeres, a fama e o poder; que tais valores jamais me dominem, mas sejam sempre por mim subjugados e usados com responsabilidade.

Guiai-me para a liberdade plena e, conforme o Senhor Jesus Cristo, fazei-me um homem verdadeiramente maduro, pleno e livre; que eu possa realizar atos de bondade, justiça e caridade com prudência; que eu possa ser feliz e alegre e, com serenidade, realizar meus trabalhos, carismas, talentos e empreendimentos, deixando um legado útil para o bem da posteridade e do universo, sem jamais cair em qualquer cilada de pessoas irresponsáveis ou dos meus inimigos — sejam eles de que ordem forem — que tragam ou desejem para mim armadilhas e destruição. Por isso, alcançai-me, do Espírito Santo, os dons da ciência, do discernimento e da prudência!

Impeli-me, ó meu Anjo da Guarda, pelo poder do Senhor Jesus Cristo, a ordenar e viver com excelência cada minuto que me é dado neste mundo; dai-me percorrer hábitos saudáveis, para que eu tenha uma vida sã no corpo, na alma e no espírito, na afetividade e na sexualidade, buscando o bom humor e o prazer saudável, rejeitando serenamente todos os vícios e compensações impuras e nocivas. Alcançai-me a graça da tua direção, para que eu viva frutuosamente a minha vocação intelectual, com autonomia e dignidade, zelando continuamente pela minha família biológica e por meus amigos; que eu tenha uma relação justa com as mulheres e com todos, conforme o meu estado de vida. Conduzi-me às ações, palavras e pensamentos que me levarão a cumprir aquilo que acredito ser a vontade de Deus para mim, com caridade, verdade e excelência. Amém.

Alcançai-me essas graças do Pai das Luzes, em nome de Jesus Cristo, meu Senhor, e na força vivificadora do Espírito Santo. Amém!

Maria Imaculada, conduzi os meus passos rumo à meta, para a maior glória de Deus! Amém.

[Jonas M. S. Silva – 10 maio 2025]