Oração para as crianças que estão encontrando as balas perdidas

Mais uma criança foi vítima de uma bala que buscava o seu lugar. Como o projétil não tem cérebro, por trás dele existe um bípede que acha que tem e, no caso, este anda funcionando muito mal. Infelizmente, não tenho mecanismos de pesquisa para averiguar quantas crianças já morreram nessa brincadeira de caça a bandido no Rio de Janeiro e em outras grandes cidades da federação, como Salvador, São Paulo ou mesmo Belo Horizonte.

A vítima da vez foi a bela garota Ágata Marques dos Santos, de 11 anos. Ela estava vendo TV com o pai e baleada na cabeça quando chegou perto da janela, caiu. Ágata foi socorrida mas Deus achou melhor tirá-la do meio de nós. Ela morreu dia 15, em uma sexta-feira de 2008. Como se sabe, a morte foi resultado da política de segurança pública da “gestão” do governador Sérgio Cabral (PMDB). A incursão desta vez foi da Polícia Civil que estava atuando tanto na Favela da Rocinha, Zona Sul do Rio, como no famigerado Complexo do Alemão. Como nunca se sabe de onde veio o tiro, não adianta nesse país procurar os culpados, pois tais projéteis - notadamente para as autoridades - já parecem ter vida. Neste caminho, optei desta vez por uma oração. Se a política e a ciência não resolvem quem sabe Deus dá uma ajudinha, pois não confio em governos que permitem mortes e mais mortes de crianças, tampouco que vejam com naturalidade tais acontecimentos.

ORAÇÃO PARA AS CRIANÇAS

Senhor! Meu Deus! Escute uma coisa e já vai me desculpando o incômodo, pois sei que tem coisas muito mais importantes a fazer. Mas não posso deixar de falar desses fenômenos, haja vista que muitos deles não param de acontecer e, infelizmente, estamos banalizando tais acontecimentos. Sei que não é somente neste país, mas a coisa está desorganizada e não temos a quem mais recorrer. Rogo-lhe, senhor meu Deus, em nome do seu grande e amado filho Jesus Cristo que atenda minha pequena e simples prece e me desculpe por não saber direito rezar ou orar como dizem os evangélicos. Na verdade Senhor, há muito tenho receio de Lhe pedir alguma coisa. Tenho sido tão abençoado que tenho até vergonha de manifestar indignações, reivindicações e pedidos. Sei que estou endividado aí no céu e as coisas não devem estar tão boas para a minha alma. Tenho ciência de minhas muitas e muitas dívidas, enganos, esquecimentos, fraquezas, erros e pecados, haja vista que, mais do que vencedor sinto-me em alguns dias tomado por uma paz que só pode ser o Senhor me avisando que não tenho orado ou agradecido o tanto de bênçãos e conquistas. Sei disso meu Deus e peço que leve a minha falta de tempo e de paciência em consideração. Veja como sei das coisas: estou com saúde, com um bom capital cultural, não tenho tantos inimigos, tenho poucos (mas fiéis amigos), cuidei bem de minha mãe, amo minha irmã e meu sobrinho e faço o possível para ter paz e serenidade. Além disso Senhor, apesar de pouco, o dinheiro não é o mais importante na minha vida e ainda não me falta força de vontade para continuar trabalhando e tentando ensinar os meus alunos. E sei mais, estou ainda por aqui somente porque o Senhor assim deseja e acho que anda quebrando o meu galho, pois nem cabelos brancos eu tenho e, ao contrário de muitos amigos, não preciso de muitas coisas para viver. Todavia, tenho que confessar que sinto vergonha em falar com o Senhor. As justificativas eu já disse, e sei meu Deus que já sabia até mesmo antes de eu escrevê-las e eternizá-las nestas letras. Como tenho a certeza de que o Senhor me ama, creio que posso pedir mais algumas coisas. Neste caso, sabendo de sua onisciência e onipotência, de sua força e firmeza e da sua infinita justiça não vai me cobrar nada. Também não tenho nem mesmo como pagar, afinal já me deu a vida, não é? Mas o fato é que não tenho mesmo como agradecer, por isso peço pelas crianças e adolescentes que estão caindo por aqui e ali. Não sei onde isso vai parar Senhor. Os adultos eu até entendo. Temos os que optaram pelo altruísmo, às vezes barato e aqueles que preferem o mal. Também percebemos a existência dos perversos, sádicos, os poderosos e os bem intencionados. Não sei onde estou enquadrado, mas não creio ser justo que as crianças continuem morrendo por aí. Poucos fazem alguma coisa, inclusive eu, que somente teimo em escrever. Por isso Senhor, resolvi orar e pedir sua interseção. Meu Deus, em nome do seu filho Jesus ressuscitado e entre nós, mande alguma benção para interceptar as balas “perdidas” e as ilusões dessa sociedade fascista que nós adultos criamos. Faça com que homens e mulheres, principalmente os que se dizem adultos, compreendam que o lugar de criança é na escola e não em trabalho semiforçado, escravo ou no uso ostensivo na criminalidade. Peço que jogue um sopro no coração daqueles que se acham deuses e que brilhe em suas almas a beleza do sorriso das crianças. Deus, enquanto elas existirem eu ainda acredito em Ti. Contudo, não posso deixar de solicitar sua interferência nas políticas públicas, nas ações das autoridades que andam confundindo as idades, as pessoas e os corpos. Chegam eles ao cúmulo de mudar conceitos e leis. Sei que o mundo está “virado”, “perdido” ou que “ele sempre foi assim”. Como as crianças não são desse mundo ajude e ilumine os profissionais da saúde para que eles estudem e entendam que as crianças não devem esperar em filas, tampouco sucumbir em maternidades. São seres vivos nascendo e não linhas de montagem a nascer. Mais que isso, e desculpe alguns amigos, mas ilumine os operadores da justiça: criança é criança e pronto. Não é possível que o Senhor vá permitir que elas visitem as cadeias que já andam lotadas de adultos. Também peço pelos professores, que tenhamos força para suportar os que andam chamando de educação “plural”, “flexível”, “construtiva” ou “libertadora”. Meu Deus, até a educação superior já está indo para esse caminho. Lecionamos para crianças com 40 anos e, ás vezes, até mesmo pela TV. É o fim da educação e da sociabilidade. Senhor meu Deus! A quem desejamos enganar? Provavelmente, o Senhor possa achar que estou exagerando. Mas estamos certamente perdidos e não é possível que vamos continuar assistindo sem nenhuma ação a morte de crianças e adolescentes. Deus, onde tudo isso vai parar? Confesso o meu receio, minha inquietude e incompetência no campo da compreensão humana. Infelizmente, a cada dia leio nos jornais e vejo na tela da TV vários casos de crianças e adolescentes caindo como mangas maduras. Muitos não sabem o que fazem e, pior ainda, eles andam se matando por causa disso. Deus, nos dê força, coragem, paz e serenidade. Definitivamente não sabemos onde tudo isso vai parar. Sabemos que a terra está esquentando. Apesar do frio que sinto não vejo qual é o caminho a seguir e os remédios a tomar. Senhor, ilumine os que podem modificar a situação dos pequenos e tenha piedade de nós. Repito, não sabemos o que fazer. Somos e estamos impotentes, fracos e idiotas. Penso que, quando uma criança morre (em qualquer circunstância) alguma coisa quer dizer que algo não está indo bem. Estamos matando as gerações, maltratando os pequeninos e confundindo o sentido da vida. Finalmente Senhor, sei que o pedido não é nada fácil e peço desculpas novamente por ter saído de minhas letras. Como dito, tenho ciência de minha grande e impagável dívida, mas caso venha a atender a essa prece prometo casar e ter alguns filhos. A proposta é indecorosa, mas é o pouco que posso fazer, haja vista que não tenho tantos créditos e como os anos se aproximam sei que o tempo é curto para pagar o montante de dívidas que tenho anotado aí no céu. Oh! Senhor Deus Pai, Todo Poderoso, Senhor do Universo, nos ilumine, nos guarde e nos proteja. Derrame sobre as crianças e sobre nós as suas bênçãos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.