VEM ELEIÇÕES - VEM GREVES

Já na Quarta feira de Cinzas comentei com meus familiares:

- Vão começar!

Logo me advertiram:

- Não precisa falar, todo mundo sabe que no Brasil, para muita gente, os trabalhos só começam após o carnaval.

- Não, não é disso que falo, vão começar as greves!

- Por quê?

- Ora, porque é ano de eleição e é sempre assim, durante três anos é tudo oba-oba, quando chega o ano de eleição os sindicatos, para dar uma “forcinha” pra alguns candidatos (normalmente da oposição) organizam as greves e manifestações, geralmente, das categorias cuja paralisação mais afeta a população nas suas necessidades diárias. E os inocentes (?) trabalhadores dessas categorias, como cordeirinhos, obedecem os líderes sindicais, sem perceber que suas reivindicações, à vezes descabidas, trariam poucas vantagens de um lado e um grande prejuízo de outro. É comum as conquistas obtidas através dessas pressões resultarem em desprestígio da classe perante a opinião pública, acréscimo de novas obrigações e aumento de desemprego.

É jogo sujo? É claro que sim, mas é dessa maneira que um líder sindical pode chegar à presidência da República, usando outros(as) líderes de categorias e/ou comunidades, os(as) quais, muitas vezes, acabam no ostracismo, desempregados(as), passando fome, discriminação, perseguição e sem nenhuma mão estendida por parte daqueles que ajudaram a subir no poder.

Dizem que as crianças nos ensinam mais coisas do que nós a elas. Outro dia uma menina me deixou embaraçado com uma pergunta, que eu mesmo já fizera quando pequeno:

- Tio, por quê fazer greve? As pessoas não são livres para trabalharem onde se sentem bem? Se eu estivesse insatisfeita procuraria outra empresa ou emprego.

Disfarcei, disse que outra hora lhe explicaria com detalhes, contando uma história, etc...

E agora? Que vou dizer para a menina quando reencontrá-la?

Vou ter que pensar muito, uma vez que a verdade plena pode fazer um estrago irreparável no caráter de uma criança !

SP. 05/06/08

Fernando Alberto Salinas Couto

Fernando Alberto Couto
Enviado por Fernando Alberto Couto em 05/06/2008
Código do texto: T1020548
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.