PENSO, LOGO EXISTO!

Esta curta frase, que pode parecer banal, é uma profunda conclusão do pensador e filósofo francês Renee Descartes. Trata-se do primeiro passo no processo de auto-conscientização do ser humano.

E por base neste fundamento, intentamos criar raciocínios seqüenciais, dentro da nossa ainda incipiente capacidade de encadeamento lógico, porém produto a ser pensado e refletido. Eis abaixo:

o PENSO, LOGO EXISTO...

o EXISTO, LOGO PERCEBO QUE NÃO SOU FRUTO DO ACASO E, PORTANTO, FUI CRIADO...

o FUI CRIADO, LOGO ADMITO QUE DEUS EXISTE...

o DEUS EXISTE, LOGO CONCLUO QUE ELE TEM UM PROPÓSITO PARA MINHA VIDA, DIRIGE MEUS RUMOS E ME ESTENDE INFINITO AMOR...

o TENDO UM PROPÓSITO PARA MINHA VIDA, DIRIGINDO MEUS RUMOS E ME ESTENDENDO INFINITO AMOR, LOGO SINTO QUE EXISTE A POSSIBILIDADE DE EU SER FELIZ...

o EXISTINDO A POSSIBILIDADE DE EU SER FELIZ, LOGO DEVE HAVER UM CAMINHO, UM MEIO PARA ALCANÇAR TAL INTENTO...

o EXISTINDO UM CAMINHO, UM MEIO PARA ALCANÇAR TAL INTENTO, LOGO ENTENDO QUE DEVO PROCURÁ-LO...

o PROCURANDO-O, LOGO PERCEBO QUE NÃO SE ENCONTRA NA MATÉRIA PERECÍVEL NEM NAS MUTÁVEIS E FALÍVEIS ESTRUTURAS DO SISTEMA SOCIAL...

o NÃO SE ENCONTRANDO NA MATÉRIA PERECÍVEL E NAS MUTÁVEIS E FALÍVEIS ESTRUTURAS DO SISTEMA, LOGO PERCEBO QUE ESTÃO NO CAMPO DO PENSAMENTO E DO ESPÍRITO...

o ESTANDO NO CAMPO DO PENSAMENTO E DO ESPÍRITO, LOGO CONCLUO QUE ESTÃO DENTRO DE MIM...

o ESTANDO DENTRO DE MIM, LOGO PERCEBO QUE JESUS ESTAVA CERTO AO AFIRMAR QUE O “REINO DOS CÉUS” ESTÁ DENTRO DE NÓS...

o ESTANDO O “REINO DOS CÉUS” DENTRO DE NÓS, LOGO ENTENDO QUE O “REINO DOS CÉUS” E A VERDADE SÃO A MESMA COISA...

o SENDO O “REINO DOS CÉUS E A VERDADE” A MESMA COISA, LOGO CONCLUO QUE A SALVAÇÃO É UM PROCESSO DE BUSCA INDIVIDUAL E NÃO UM ATO DE CRENÇA, DEVOTAMENTO OU SACRIFÍCIOS...

o SENDO UM PROCESSO DE ESFORÇO INDIVIDUAL, LOGO COMPREENDO QUE DEVO ME CONHECER...

o DEVENDO ME CONHECER, LOGO ADMITO QUE O PENSADOR GREGO SÓCRATES TINHA RAZÃO AO ACONSELHAR: “CONHECE-TE A TI MESMO”

o E CONHECENDO A MIM MESMO, CONCLUO QUE ESTE É O CAMINHO DA FELICIDADE E DA LIBERTAÇÃO...

o SENDO ESTE O CAMINHO DA FELICIDADE E DA LIBERTAÇÃO, ME CONVENÇO DE QUE O MESTRE DOS MESTRES MAIS UMA VEZ ESTAVA CERTO AO AFIRMAR: “CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ”

o E A VERDADE ME LIBERTANDO DOS GRILHÕES DA IGNORÂNCIA E DOS VELHOS CONDICIONAMENTOS, ECONTRO O CAMINHO PARA ALCANÇAR O ALVO DE MINHA VIDA: SER FELIZ.

PAZ!

Tião Luz
Enviado por Tião Luz em 19/02/2006
Reeditado em 11/01/2013
Código do texto: T113827
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.