Obama e a Nossa Tomada de Posse
ou a Utopia (im)possível.
 
Não podia deixar passar esta data histórica.
Algo de diferente e novo está a acontecer.
Barak Hussein Obama, negro, de 47 anos, tomou posse como 44º Presidente dos Estados Unidos… e, aparece-nos como uma esperança planetária… Ora, um Homem SÓ, não pode salvar esta SELVA em que o Mundo se tornou… mas, a MAGIA deste exímio COMUNICADOR é o desafio a uma mobilização global… individual… de pequenos grupos… das Comunidades…
 
Começo com uma simples e provavelmente disparatada história, mas, talvez, significativa.
 
Ontem ao jantar, eu, a Fátima e o David comentámos a família Obama e, com toda a disparatada simplicidade, admitimos:
- Um dia, até pode ser possível que a Família Obama nos venha visitar e queira ficar, pelo menos por uma noite, para podermos conversar ao serão!!!
- Havia de ser bonito. Tínhamos de ter uma “besta” à porta e centenas de polícias disfarçados pelo bairro!!!
 
É disparatado, mas é uma ideia que nunca nos passaria pela cabeça com qualquer Família Presidencial, nem do nosso País, nem da Câmara local ou da Junta de Freguesia, de tão distantes da nossa realidade comum!!!
 
Percebido?
 
Creio que este simplório disparate pode significar uma coisa muito simples:
a “tomada de posse” de Obama é a “nossa tomada de posse” para a mudança daquilo que queremos mudar, daquilo que é preciso mudar.
 
Para não ultrapassar o tempo do discurso histórico do 44º Presidente dos USA, quero só deixar registos de alguns aspectos soltos, mais significativos…

Obama pinta
- No dia antes da tomada de posse vai coordenar a pintura de uma escola de bairro que precisava de obras!!! Um trabalho que fazia aos 17 anos!!! Um trabalho comunitário em que se empenhou em todos os bairros onde viveu!!!
 
- A Bush, que herdou uma economia de milhões e deixa um buraco de milhares de milhões, agradece o Serviço prestado ao País!!! – Gesto de Nobreza ou cinismo politico?
 
- Homem odiado por muitos, apresenta-se sem Medo, mas prudente, apesar das ameaças!
 
In site alien-earth.org, mensagem enviada no dia 11 de Janeiro:
 
«Após ameaçar matar o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, em uma sala de bate-papo na internet, um morador de do Wisconsin (Missisipi) foi preso por agentes dos serviços secretos, encarregados da segurança do presidente, e pela polícia local.»
«Interrogado, o homem disse:
«Decidi que assassinarei Barack Obama. Não é nada pessoal (...) mas sei que devo fazê-lo pelo bem do país. “Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o acusado afirma não ser racista, mas considera que quer proteger o povo norte-americano dos “judeus parasitas”, a quem acusa de estarem por trás dos atentados de 11 de Setembro de 2001.»
Isto é só uma amostra do que se pode esperar dos que assassinaram os Kennedy e Luther King… a estupidez e a intolerância não tem limites nem fronteiras!!!
 
Outra:
In http://palavrasinistra.blogspot.com/2008/11/obama-e-ns-que-lies-tirar.html
 
«Para mim, a melhor definição deste momento foi dada pelo rapper Jay Z:
Rosa Parks sentou-se para que Luther King pudesse andar; Luther King andou para que Obama pudesse correr; Obama correu para que nós possamos voar...”»
 
Daqui, uma proposta para UMA COMUNIDADE CRIADORES…
 
«Todos somos responsáveis…»
 
Na linha de várias ideias implementadas por OBAMA e do seu trabalho desenvolvido em pequenas COMUNIDADES nos Bairros onde morou…
 
Podíamos apostar na criação de pequenas comunidades de criadores, onde, em vez de uma soma de talentos, se conseguisse implementar uma onda de criatividade… onde, por força de uma sinergia criativa aparecesse sempre algo de novo, como resultado das participações individuais, diálogos cruzados, intervenções ambiciosas, até com a necessária dose de utopia… (im)possível, onde ousássemos, como ele, riscar o “im” negativo.
 
Também na escola… e no que eu chamo o SISTEMA eScOLAR… podia ser concebida pelo que é – uma Comunidade Criadora de Criadores…
 
Quando, alunos e professores assumirmos esta evidência, teremos a Nova Escola… o Novo Mundo… a Humanidade Renovada…
 
Repito aqui
"Não é por as coisas serem difíceis que não ousamos fazê-las. É porque não ousamos fazê-las que são difíceis." - (Séneca)
 
Fica-me uma reserva. Numa mensagem surpreendentemente ecuménica, que deixa envergonhados qualquer líder de qualquer igreja… Obama apresenta-nos uma América de homens livres e chamados a intervir, onde vivem “brancos” – “cristãos” – “judeus” – “muçulmanos” - “pretos” … os descendentes dos escravos que, finalmente chegam à presidência, e nem uma palavra para os ancestrais “donos” daquele território!!! Quando ele cá vier, à minha casa, havemos de falar sobre isto. Os “pretos” foram escravos que se libertaram (1856) e chegaram à presidência… os “peles-vermelhas” foram o povo exterminado pelos campeões da liberdade e dos direitos humanos!!! Será remissível este horrendo pecado?
 
Enfim, resta-nos o sinal de ESPERANÇA para a MUDANÇA sustentada na mobilização individual e de pequenos grupos em pequenas e grandes comunidades…
 
Uma ESPERANÇA local, mundial e possivelmente galáctica…
 
Um Presidente que se mostra “à prova de bala”…

Obama - multidão 2009 01 20A multidão que acorreu ansiosa, apesar do frio e das condições, primeiro, para bater todos os recordes, era de milhão e meio, depois dois, depois cinco e cheguei a ouvir cinco milhões e meio!!!
 
No meio de tanta euforia, registamos a IMAGEM SERENA, CALMA… tanto na simplicidade das conversas, como no calor contido do discurso, simples, directo, acessível, demolidor… Diria que aconteceu algo mais “devastador” do que no 11 de Setembro, para o positivo!!!
 
Por fim Michelle e as filhas Malia (10) e Sasha (7) …
 
Que dizer da PRIMEIRA-DAMA? Eu diria:
A DAMA DOURADA. Puro OURO NEGRO!!!
A estilista da sua toilette é cubana!
Comentaram que ia vestida de “Verde Lima”!!! Outros diziam de “Amarelo Claro”, luvas verdes!!!
Eu insisto – “Puro OURO NEGRO”. Verifiquem nas imagens que correm o Mundo.
As meninas pareciam flocos de neve. De casaco branco.
 
Costuma dizer-se: “Por trás de um Grande Homem, há sempre uma Grande Mulher”!!! É costume comparar a “Primeira-Dama”, com as “outras” “Primeiras DAMAS”. Creio que devemos desistir. Nós esperamos algo de diferente. Obama disse dela: “Michelle é a ROCHA em que se apoia a Família”, incluído ele.
O que ela vai fazer? Vamos VER. Esperar uma Super «MÃE» universal, será demasiado!!!
O que o novo Presidente vai impulsionar? Vamos ver.
Até pode "cometer erros" como disse. Nós também.
 
O PAPEL que nós vamos desempenhar, inspirados neste Homem, o Presidente inesperado, contra toda a expectativa de uma América e de uma Europa, “campeã” de “civilização” e de “direitos humanos”, está nas nossas mãos.
 
Não gosto dos Americanos. Não suporto a arrogância dos supostos “Senhores do Mundo”. Chorei comovido com a inesperada eleição deste Homem.
Que lugar vai ser o meu? E o seu?

Nunca publiquei um texto tão longo. Possivelmente não volta a contecer.
Zeraga – 2009.01.20