SEPARAÇÃO

A gente quando casa é como se tivesse escrevendo uma poesia. Inspiração, amor, esperança, certeza, paixão, cumplicidade, amizade, são muitas as emoções que se agregam ao coração, repleto desses sentimentos tão característicos numa situação como essa. Mas e a separação? Não quero parecer mensageiro das más notícias, mas sinto necessidade de falar sobre esse assunto. O que foi feito do amor, da esperança, da amizade, paixão e todas as emoções descritas no início do texto, simplesmente desapareceram? Nunca existirão na realidade? Acho eu que não existe resposta tão simples e objetiva para o caso. No fundo as coisas se transformam de acordo com o tratamento que tenha sido dado a elas. O que era inspiração transformou-se em fonte sem desejos e não me pergunte o porquê, já que se mudam as pessoas assim também mudam os desejos e se não os adequamos corretamente às novas situações, fica assim como desejar água no deserto. Acredito que a maior das transformações se dê em relação ao amor, propriamente dito, aquela coisa de vazio no peito que nunca é preenchido, mesmo que a pessoa amada esteja bem ali, do nosso lado. O amor tem e deve ser enriquecido constantemente, mas é preciso uma fonte de abastecimento, e ela, a fonte, também tem que ser cuidada com todo o carinho, porque é dela que retiramos o alimento necessário para manter a saúde do nosso amor em perfeito estado. Mas o dia a dia de um casal e as constantes preocupações, que são até corriqueiras, situações normais e gerais, mas que se encaradas como transtornos repetitivos, tendem a aperfeiçoar e potencializar estresses emocionais, rotinas cansativas e certo sentimento de repúdio a tudo que nos cerca, inclusive pessoas, que dirá daquela que se deita ao nosso lado. Uma separação é sempre dolorida, entretanto, quando buscamos no início resquícios daqueles sentimentos puros e sinceros que nos levaram a buscar uma vida em comum, é certo que um grande carinho irá se juntar a nossa provável decepção com o que está acontecendo, sou seja, com a separação propriamente dita. Não tenho a preocupação de esgotar o assunto, até porque não tenho competência para tanto, foi só um pensamento que me veio, algo assim que chegou de repente e quase que me obrigou a escrever sobre o assunto. Então vou parar por aqui, desejando que antes de uma separação de fato, que haja pelos menos uma separação dos fatos, já que deles, ou da falta de compreensão dos mesmos, muita gente se separa sem nem ao menos saber por que estão se separando.