A liberdade...

Talvez liberdade seja o homem perceber que fez Deus a sua imagem e semelhança e acreditar em si mesmo talvez não seja o maior pecado. E por falar em pecado...

É engraçado falar em peso na consciência, afinal, a gravidade (lembram da força de atração entre os corpos proporcional às massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separam?) é universal, mas não sabia que até à consciência afetava.

Pode-se até imaginar que o tal "peso na consciência" seja a sensação de que nossas idéias se contraponham ao ideal infinitamente maior e inimaginavelmente distante de perfeição que alguns chamam de Deus, uns de Natureza, outros de Razão, de Emoção. E de suas leis.

E o que isso tem a ver com liberdade? Que nem na consciência estamos livres das leis, sejam quais forem seus autores. Somos meros atores, seguindo um roteiro em pedaços. Ser livre não é inventar o seu próprio roteiro, nem fugir do palco; é, antes de tudo, buscar conhecer não só o roteiro, mas o elenco, os autores, os contra-regras, os figurinistas, a platéia, a crítica, o teatro... É conhecer a “arte” como um todo.

Adriano Dal Molin
Enviado por Adriano Dal Molin em 25/05/2006
Código do texto: T162431
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.