APENAS DIVERGÊNCIAS

APENAS DIVERGÊNCIAS

Marcial Salaverry

Alguém já ouviu falar de D. Helder Camara ? Pois é de sua autoria uma frase muito interessante, que diz: se você diverge de mim, não é meu inimigo, me completa.

Claro que isso não quer dizer uma divergência total, completa e sistemática. Creio que o que D. Hélder quis dizer, é que se você tiver alguma opinião diferente da minha, não deve calar-se, deve manifestá-la, pois é conhecendo opiniões divergentes, que poderei fazer uma análise, e assim, saber se realmente a minha opinião é coerente.

Portanto por mais amigo que sejamos de uma pessoa, sempre que não estejamos de acordo com seus atos, devemos, de uma maneira educada, procurar mostrar o erro em que ela está incorrendo.

Assim agindo, estaremos colaborando para a melhoria, pois sempre que surgem opiniões confrontantes, obriga-se uma análise, um melhor estudo.

Assim sendo, da mesma maneira que é sinal de boa amizade fazer uma crítica construtiva, também devemos saber receber essa crítica. Nunca se deve ser totalmente refratário a uma opinião discordante. Aceitemo-la e analisemo-la para que possamos saber qual está mais correta, ou mesmo chegar a um consenso.