O que é constructo?

Citação...

"Conceito de Constructo

O dicionário Houais define constructo como 'construção puramente mental, criada a partir de elementos mais simples para ser parte de uma teoria.'

Alguns exemplos de constructos:

a) força de excitação;

b) força de inibição;

c) mobilidade do processo nervoso;

d) temperamento presente nas dimensões avaliadas pelo instrumento

Pavlovian Temperament Survey (PTS, anteriormente denominada STI-R – Strelau Temperament Inventary)

e) competência no cotidiano

f) ser-aí

g) clima organizacional

É interessante fazer um paralelo do termo constructo, na forma como é

utilizado nas Ciências, com o Constructo como sala de espera da Matrix (filme/RPG) 'O Constructo é a sala de espera da Matrix. É aonde ainda há uma interferência dos operadores no código de emulação de realidade. No constructo é possível a experiência máxima de interatividade. Lá é possível carregar determinados ‘programas’, que emulam um determinado ambiente ou situação... um dojo japonês, uma praça numa grande cidade, um quarto de motel... as possibilidades são apenas limitadas pela criatividade do operador.'

É que também o pesquisador quando elabora um novo constructo, precisa interagir com sua criação, precisa verificar sua validade, explorar as possibilidades, aguardar contribuições de outros pesquisadores e/ou orientadores.

O termo 'constructo' é empregado nas traduções para o português dos livros de Mario Bunge, um físico argentino que escrevia em inglês e dava aula de filosofia da ciência no Canadá e que utilizava 'constructos de alto nível' para referir-se a elementos como força, energia, entropia e campo, entre outros.'

Na Arquitetura, uma maneira de olhar o espaço é como um constructo

inteligível, organizado em torno de elementos espaciais tais como eixos, pontos, simetrias, etc.

O constructo é a definição mental, dada por um ou mais autores, a

termos/expressões/fenômenos/constatações que são difíceis de ser compreendidos ou que são novidades científicas. A finalidade é que não soem vagos e imprecisos.

Busca-se, assim, estruturar e organizar uma linguagem determinante que sinalize e simbolize da maneira mais exata possível o que se está pesquisando ou do que se está falando a fim de que seja compreendido pelos outros."

Texto de Max Diniz Cruzeiro, Pesquisador Estatístico Independente. Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Brasília-UNb.

Fonte: http://www.lenderbook.com/constructo/layout/Artigo_Constructo_Max.pdf