HONESTIDADE! UMA REFLEXÃO...

Quando perceberes pelas atitudes, pensamentos e ações que alguém lhe é nocivo à tua paz interior, alterando o seu humor e levando-lhe a perder o teu controle sobre a mente, alma e coração, promovendo um sofrimento doloroso e desnecessário... Diga bem alto e em bom som: NÃO!

E afasta-te para que teu cérebro não seja danificado e os teus atos carreguem o ranço da desunião. Seja assim: Simples e direto. Não quero mais a tua amizade porque me é nociva à minha saúde mental, poética e espiritual. Isso não é e nunca foi ignorância e hipocrisia. Isso é autodefesa e preservação dos teus princípios morais, valores e da tua própria consciência.

Claro que a sedução se fará presente de inúmeras e disfarçadas formas e ações para afastá-lo desse pensamento e induzir-lhe a que confunda as coisas e a que se convença de que é raiva e ressentimento. Mas não é! Se você foi enganado outras vezes por determinada pessoa e ela sempre descobriu um jeito de apelar para o teu sentimento e mesmo assim você cedeu... Então o culpado não é ela, mas VOCÊ!

Que se deixou levar pelo canto da sereia. Amizade sincera é simples e descomplicada. Não trás em seu bojo interesses escusos de manipulação, querendo aplicar o uso de tuas próprias palavras em circunstâncias temporais diversas para fazer valer em ti um drama de percepção.

Ninguém é obrigado a ter que conviver em seu circulo de amizades com pessoas que lhe causam desconforto e perturbação mental só para agradar as aparências e não desfazer os elos da verdadeira hipocrisia que perdura entre pares díspares. Cada qual no seu mundinho sabe onde mais lhe dói o calo.

O que estou refletindo aqui não significa também fazer juízo das boas intenções que porventura ocorram nas reconciliações tão necessárias à PAZ e ao AMOR entre os seres humanos. Mas a constatação de que um leque anterior de avaliações te dá à convicção de que tal pessoa não serve mais para o equilíbrio das tuas emoções sadias.

Então com toda franqueza deixe claro para ela que não a quer mais convivendo e partilhando contigo o teu ‘íntimo’ que impulsiona a criar inspirações poéticas e reflexões diversas. Não é melhor assim?!

Isso antes de ser ignorância e hipocrisia se chama HONESTIDADE!

Hildebrando Menezes

Navegando Amor
Enviado por Navegando Amor em 02/09/2010
Código do texto: T2474609