A escola

Um saber que proporcione a alegria de ser e de criar talvez seja o que mais falta em nosso sistema formal de ensino, longe do sofrimento de apenas repetir e reproduzir o outro por meio de nossas bocas e de nossos pés: "Qualquer escola se estrutura em função de uma quantidade de saber, medido em doses, administrado homeopaticamente. Os exames sancionam uma apropriação do conhecimento, um mau desempenho ocasional, um certo retardo que prova a incapacidade do aluno em apropriar-se do saber. Em face de um saber imobilizado, como nas Tábuas da Lei, só há espaço para humildade e mortificação. Na penitência religiosa só o trabalho salva, é redentor; portanto, o trabalho pedagógico só pode ser sado-masoquista" (Tragtenberg). Quando será que nos libertaremos desse pacto macabro e formaremos pessoas livres para elas mesmas e que, pelo fato de serem para si, possam, também, estenderem-se solidariamente aos semelhantes e com eles fazerem um mundo mais justo,, mais humano e mais feliz?