PEQUENA EXPLOSÃO

Quem neste país poderia ser capaz de explanar o oposto do que eu próprio irei dizer? Não é um fato tão consumado como o de que Schopenhauer, outrora denominado pessimista, hoje é tido como o mais alegre dos filósofos? Tampouco como o fato de que talvez Nietzsche seja mais artista do que filósofo, se bem que muitos já devem ter tido tal pensamento. A característica fundamental da filosofia, além do amor ao conhecimento, deveria ser a busca de algo mais para a satisfação da alma humana. O que é esse algo mais? Seria a felicidade? A verdade é que eu não consigo engolir o fato de que a ideologia capitalista tenha se transfigurado para algo tão medíocre, tão egoísta e desprezível como o que vejo hoje. O que a fez perder a majestade de um sistema, no mínimo, nobre?

Essa aranha má travestida que investe todo seu poder sobre nossos jovens corrompe-os, afastando-os do maior potencial humano. Nossos pedagogos são incapazes de perceber que a primeira influência negativa está na própria educação! Não formamos mais pensadores, apenas executores. O que é clássico passou a ser percebido por nossos jovens como algo distante, quase nas estrelas. Como? Como o Brasil quer chegar aos pés dos países desenvolvidos, estando ainda demasiado infantil quanto ao quesito de pensamento? O resultado desse retardamento é refletido tanto na cultura quanto no pensamento: ambos pobres! Não é a toa que alguém disse que um país como esse demoraria pouco mais de cem anos para chegar aos pés de uma França ou uma Alemanha. Infelizmente eu não poderia dizer que isso é uma doença que nosso povo contraiu. Pelo contrário: já nascemos com o ócio do pensamento. Herdamos essa futilidade de nossos amistosos e colaboradores colonizadores portugueses. É esse afinal o preço a ser pago por descender da coroa.! Faço questão de ficar o mais distante possível dessa ideologia néscia. Haveria ainda uma solução?

ICARO WAISMAN
Enviado por ICARO WAISMAN em 26/09/2011
Código do texto: T3242472
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.