Ensaio: O canto no Rito do Santo Daime

Para quem inicia seu aprendizado nesta escola espiritual logo compreende o poder que as palavras exercem nas nossas vidas e na do nosso próximo relacionado ao padrão vibratório de nosso vocabulário, a maneira na qual as pronunciamos, o modo no qual nos posicionamos quando ocupamos lugar de ouvinte. Um dos mistérios encantadores dos hinários são as vibrações produzidas pelas vozes de muitos, atingem a todos propiciando grande harmonia no conjunto. Para ampliar a compreensão deste fenômeno podemos fazer uma comparação do canto em coro nos trabalhos do Daime à marcha dos soldados gritando sempre num mesmo ritmo a expressão 1,2,3,4; 4,3 ,2,1quando essa atividade feita com união e entusiasmo em uníssono a energia liberada pela palavras de ordem proporciona, além do cadênciamento, forças para que cada um se supere, superando assim o cansaço. O mesmo acontece na corrente dos trabalhos do santo daime recomenda-se para que se cante justamente com este objetivo para que cada um se supere nos momentos de dificuldades fortalecendo desta forma a corrente como um todo.

No contexto ritualístico com o uso do Daime o individuo vivencia momentos de alegria, tristeza, jubilo, vivencia momentos de conflito interior, ou seja, com o corpo ou de um estado psicológico de sofrimento em decorrência de uma situação de sua vida particular, sendo assim, vivencia momentos em “estado de graça” e estados conflitantes de “não graça”. Para a vivência de um “estado de graça” e superação de estado conflitante é recomendado que os participantes acompanhe os hinos cantando, lendo, escutando atenciosamente a mensagem do hino. Do ponto de vista psicológico esta orientação quando seguida é muito útil devido a participação da fala no processo de regulação da atividade cognitiva, ou seja, o homem inserido no mundo simbólico da linguagem estrutura sua mente num pensamento que é mediado pela palavra e esta palavra define o curso da atividade mental do individuo. Quando o participante acompanha o hino sua mente acompanha a trajetória da positividade da mensagem do hino revelando uma experiência espiritual particular que possibilitará uma gradual superação da situação vivenciada como desagradável.

Este acompanhamento é de suma importância principalmente quem vivencia estado sofrimento psíquico ou físico, este acompanhamento se realiza através de uma atitude intencional da consciência, a persistência neste acompanhamento nos levará inevitavelmente a realização do propósito da mensagem dos hinos que geralmente são pautados em mensagens divinas trazendo cura, gosto pela vida, realização no memento presente, etc..

No caso de extrema dificuldade o ato intencional de acompanhar a letra do hino revela uma situação de guerra ou batalha sendo a insistência uma técnica para devolver ou retomar o domínio do individuo sobre si mesmo domando suas reações físicas e psíquicas.

A insistência funciona numa lógica em que o aprendizado ocorre numa perspectiva em que o individuo se apropria de uma mensagem externa que posteriormente será internalizada em forma de um conceito aprendido sobre a situação a qual o sofrimento se relaciona. Este aprendizado quando estabelecido amplia a percepção do individuo sobre a situação problema sendo recompensado por uma sensação agradável vivenciado em forma de agradecimento, jubilo, louvor, gosto pela vida, entre outras infinitas sensações de realizações de união com o Divino que esta dentro e fora de si.